Atualmente a quantidade de trabalhadores com distúrbios mentais está crescendo bastante, e alguns deles ficam com a dúvida se esses distúrbios podem garantir auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como o Auxílio-Doença.
Confira no artigo quais tipos de distúrbios podem garantir o auxílio e como você pode solicitar o benefício do INSS.
O que é o Auxílio-Doença ?
O auxílio-doença é um benefício da previdência destinado à segurados que estão totalmente ou temporariamente incapaz de exercer as suas atividades do dia a dia por mais de 15 dias.
Leia Mais: Atenção: Veja como receber seu salário de aposentadoria antecipadamente este mês!
Desse modo, tem o objetivo de substituir o salário durante o período em que a pessoa estiver incapaz de exercer suas atividades, assim, ele não visa proteger a doença e sim a incapacidade do trabalhador.
Distúrbios que podem dar direito ao Auxílio-Doença
Ao falar em distúrbios mentais, caso o INSS conclua que o problema está afetando o desempenho do trabalhador no emprego, ele pode, sim, conseguir o benefício e o afastamento do trabalho.
Confira alguns distúrbios que podem garantir o direito ao benefício:
- Transtorno depressivo;
- Transtorno afetivo bipolar;
- Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas;
- Reações ao estresse grave e transtornos de adaptação;
- Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool;
- Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de cocaína ou de substâncias entorpecentes;
- Esquizofrenia;
- Episódios depressivos.
Desse modo, para conseguir o benefício é necessário que o requerente passe por uma perícia médica do INSS, afim de comprovar o distúrbio.
Portanto, é importante que a pessoa que quer o benefício apresente o maior número de documentos possíveis para poder comprovar a sua doença.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como Solicitar o Auxílio-Doença ?
Para solicitar o Auxílio-Doença é necessário acessar o site ou o aplicativo do MEU INSS, ao entrar no aplicativo é necessário ir na aba “Benefícios”, assim, o trabalhador vai ter que preencher e anexar documentos de acordo com o que for pedido através da perícia médica.
Caso o pedido for negado diretamente pelo INSS, ainda há como a pessoa entrar com uma ação na justiça para aprovação do benefício.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.