Neste mês de junho, os aposentados e pensionistas do INSS foram pegos de surpresa com a notícia de que a segunda parcela do 13º salário terá desconto. Mas, você sabe o motivo desse desconto? Vamos entender melhor essa situação.
O desconto na segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS acontece devido ao desconto do Imposto de Renda (IR). Esse valor é descontado automaticamente pelo próprio INSS, fazendo com que o valor pago na segunda parcela seja menor do que na primeira.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quanto será descontado no 13º salário dos aposentados e pensionistas?
O desconto no valor do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS varia de acordo com a faixa de renda em que o beneficiário se encontra. Quanto maior o valor do salário, maior será o desconto do Imposto de Renda.
Na tabela do IR, estão estabelecidas as alíquotas de desconto, que variam entre 7,5% e 27,5%, dependendo da renda do beneficiário. Sendo assim, é importante que os aposentados e pensionistas façam o cálculo do desconto com base na sua faixa de renda para saber o valor exato a ser descontado.
Leia mais: Suspensão de Empréstimo Consignado INSS: Saiba Quando e Como Cancelar sua Dívida
Quais são os prazos para o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS?
O pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS é realizado em duas parcelas, sendo 50% do valor pago na primeira e os outros 50% na segunda parcela, já descontado o Imposto de Renda.
A primeira parcela é paga entre os meses de agosto e setembro, enquanto a segunda é paga entre o fim de novembro e o início de dezembro.
Leia mais: INSS: Aposentados recebem valor extra em 2023 com liberação de R$ 9,048 bilhões em precatórios!
No entanto, este ano o pagamento foi novamente antecipado pelo governo, tendo sido a primeira parcela paga em maio e a próxima começará a ser paga no próximo dia 26 de junho. Confira abaixo o calendário:

Conclusão
Apesar do desconto na segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, o valor continua sendo uma importante garantia de direitos e auxílio financeiro para essas pessoas. Por isso, é importante se planejar e organizar as finanças para utilizar essa gratificação da melhor forma possível e evitar dívidas e problemas financeiros futuros.
Leia mais: Empréstimo Consignado BPC/LOAS: Entenda a Nova MP e Benefícios para Idosos e Pessoas com Deficiência
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!