Numerosos idosos aposentados estão se deparando com deduções não autorizadas do INSS no ano de 2023. A seguir, saiba mais sobre o que é isso e como agir se encontrar-se nesta circunstância.
Ao assinar empréstimos consignados, muitos aposentados veem um desconto da RMC em seus benefícios, sem entender o motivo e sem terem dado permissão para tal.
A RMC corresponde à Reserva de Margem Consignável, que se destina ao uso do cartão de crédito consignado. Este cartão permite aos titulares realizar saques em espécie e efetuar compras a crédito, abatendo uma parte dos gastos na fatura do seu benefício.
Idosos aposentados e pensionistas têm assegurados 5% do seu benefício para adquirir o cartão de crédito consignado, conforme estabelecido em lei. Prossiga na leitura e veja mais informações sobre as deduções não autorizadas pelo INSS!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Descontos indevidos INSS no cartão de crédito

Há numerosos relatos de aposentados que se deparam com abatimentos não autorizados da RMC em seus benefícios do INSS. Isso viola a finalidade dessa margem, que é garantir o pagamento de uma parte da fatura do cartão consignado.
No entanto, o que tem se tornado frequente é a dedução de quantias mesmo sem a emissão do cartão. Isto é, o aposentado nunca solicitou esse meio de crédito, não o recebeu em seu domicílio, não solicitou o desbloqueio e nem mesmo teve acesso a ele, e ainda assim, os descontos estão sendo efetuados.
Como pode ter descontos indevidos do INSS se não tenho o cartão?
Quando contrata um empréstimo consignado, o aposentado frequentemente assina documentos sem ler o conteúdo. Como resultado, muitas vezes, acaba por autorizar o banco a emitir um cartão de crédito consignado.
Leia mais: JULHO 2023: QUEM PRECISA FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS? VEJA AGORA O PASSO A PASSO!
Adicionalmente, a instituição financeira pode apropriar-se do limite disponível no cartão e transferir um montante específico para a conta do beneficiário. Assim, com o dinheiro já em sua conta, a pessoa presume que obteve o empréstimo, mas na realidade, trata-se do limite utilizado do cartão. Este mal entendido inicia os descontos não autorizados no seu benefício do INSS.
Neste cenário, a instituição está cometendo uma prática ilícita, pois o segurado desejava contratar um empréstimo e não um cartão. Antes de perceber os descontos, o prejuízo pode se tornar avassalador e a dívida, intransponível. Recomenda-se verificar o seu extrato de pagamento todos os meses.
Leia mais: Decisão do STJ Impacta INSS e Gera Suspensão Parcial de Benefícios para Aposentados Endividados!
Isso se deve ao fato de que esse documento inclui todas as informações sobre os valores a serem recebidos e possíveis descontos, tornando mais fácil identificar qualquer dedução referente ao RMC não contratado.
O que fazer se meu salário ter descontos indevidos INSS?
Se você não contratou, não recebeu, não desbloqueou nem utilizou o cartão de crédito consignado e se deparar com descontos não autorizados no seu benefício do INSS, a recomendação inicial é que você procure a instituição bancária para obter esclarecimentos sólidos e resolver o problema.
Leia mais: CAIXA está pagando as COTAS do PIS PASEP- Consulte
No entanto, se o banco recusar-se a cooperar, aconselha-se que você consulte um advogado para iniciar uma ação judicial, reivindicando uma indenização por danos morais e a devolução dos valores descontados indevidamente. Afinal, você está diante de uma prática ilegal contra o consumidor.
Veja também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!