A decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a revisão da vida toda INSS teve sua publicação no dia 13 de abril. Através do acórdão, os ministros determinaram que as ações que estavam paradas sobre a tese, voltassem a ser analisadas pela Justiça. Isso porque, a autarquia havia solicitado um prazo maior para aperfeiçoar seus sistemas.
Para relembrar, através dessa revisão, os aposentados e pensionistas, tem o direito de incluir no cálculo do seu salário de benefício, as contribuições feitas aos logo da sua vida colaborativa. Nesse sentido, permite a inclusão dos salários recebido antes do mês de julho de 1994, quando a moeda brasileira passou de cruzeiro para real.
A revisão da vida toda INSS teve sua aprovação em meados do mês de dezembro do ano passado. No entanto, a autarquia tinha solicitado a suspensão das análises dos processos de recálculo, para que conseguisse recursos para fazer o procedimento.
Mediante a decisão do dia 13 de abril, as ações voltaram para análise na Justiça, pois os recálculos de aposentadorias e pensões devem ocorrer de forma judicial. Portanto, aquele que deseja ingressar com a revisão, precisa fazer a contratação de um advogado. Continue acompanhando!
Como funciona a revisão da vida toda INSS?
A revisão da vida toda INSS tem o objetivo de modificar a decisão de 199 que passou a considerar para o cálculo do salário de benefício dos aposentados e pensionistas, apenas as contribuições feitas após julho de 1994. Ou seja, aqueles que tinham contribuído na moeda cruzeiro, não tiveram as arrecadações acrescentas no cálculo, apenas as feitas em real.
Leia em seguida: POLÊMICA! INSS Anuncia Aumento Salarial, Mas Apenas Para Um Grupo De Beneficiários; Entenda
Consequentemente, aqueles com altos salários de contribuição antes de 1994, sofreram prejuízos com o descarte. Sendo excluídos os maiores e melhores salários do segurado. Então, a partir de agora, se tornou possível o acréscimo dessas arrecadações, aumento o salário de muitos beneficiários.
Para ingressar com a ação se faz necessário a contratação de um advogado especialista em Direito Previdenciário, para que faça o cálculo e verifique se vale ou não apena solicitar a revisão da vida toda INSS no seu caso. Pois para alguns, o salário pode aumentar e para outros diminuir.
Leia em seguida: ATENÇÃO! Saiba Como Declarar Aposentadoria E Pensão Do INSS No Imposto De Renda 2023
No que se trata de valores, vai depender muito dos salários de contribuição que os aposentados e pensionistas pagaram antes de julho de 1994. Dessa forma, cada caso precisa ser analidade conforme as particularidades que exige. Mas em algumas situações o aumento pode ficar em torno de R$ 1.000.
Quem pode pedir a revisão da vida toda INSS?
O primeiro ponto importante, antes de saber quem pode solicitar a revisão, é ter conhecimento do prazo para solicitação, que é determinado em dez anos. Sendo assim, a contagem inicia a partir do mês seguindo ao pagamento do seu primeiro salário de benefício.
Leia em seguida: DESCUBRA! Passo A Passo De Como Pedir Aposentadoria Pelo App Meu INSS
De acordo com a legislação vigente podem solicitar a revisão da vida toda INSS aqueles que:
- Contribuíram para a Previdência Social antes de julho de 1994;
- tenham começado a receber seu benefício nos últimos dez anos, lembrando que a contagem do prazo é decadencial;
- tenham se aposentado pelas regras anteriores a Reforma da Previdência de 2019;
- se tratando de pensão por morte, a aposentadoria que gerou o benefício, deve ter sido deferida nos últimos 10 anos.
Leia em seguida: INSS Anuncia Novos Requisitos Para Solicitação Do Auxílio Doença
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!