Sabia que você pode ter dinheiro esquecido em bancos? O sistema Valores a Receber, do Banco Central, registrou 100 milhões de buscas de pessoas físicas e jurídicas com direito de reaver o valor que foi esquecido em bancos. Todavia, do total de consultas, 46,4 milhões de brasileiros tinham quantias para resgatar nesta ocasião.
Para saber se uma pessoa faz parte do grupo de quem tem dinheiro parado nas instituições financeiras, basta acessar, a qualquer momento, o site do Valores a Receber. Mas é importante ressaltar que o processo é diferente para PJ e pessoas físicas.
Veja, a seguir, como consultar se você tem dinheiro esquecido em bancos. O valor pode ser de boa ajuda! Boa leitura.
Veja se há dinheiro esquecido em bancos
O primeiro passo para verificar os valores é visitar o site oficial do Valores a Receber, do Banco Central. Nele, você deverá informar dados como CPF e data de nascimento. Para as pessoas jurídicas, é preciso adicionar o número de CNPJ e a data da abertura de empresa. Portanto, o sistema informará se há valores disponíveis.
Leia mais: Como funciona o calendário de pagamentos do BPC?
Vale lembrar que a funcionalidade do sistema apenas aponta se há valores ou não disponíveis. Portanto, não revela a quantidade que poderá ser resgatada. Afinal, para isso, a pessoa deve fazer o login no sistema para verificar o valor exato. Isso é feito por meio de uma conta Gov.br, que apresenta os diferentes níveis de segurança.
Mas é preciso estar na categoria prata e ouro para ter acesso às informações. Além disso, pode-se verificar as quantias de pessoas falecidas, usando apenas o CPF do indivíduo.
Ressaltamos que os bancos contam com o prazo de 12 dias para entregar o crédito na conta de quem está o solicitando. Mas outros solicitantes, como herdeiros e beneficiários, precisam comprovar que têm direito ao dinheiro parado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cuidado com os golpes
Infelizmente, há muitos golpes na internet. A primeira dica para não cair neles se refere a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar os valores esquecidos via PIX. Nesse caso, o Banco Central orienta a ignorar as mensagens e, principalmente, não clicar em links.
Leia mais: Senador defende aumento de salário mínimo para R$1380; Entenda
Os links são para roubar dados. Afinal, a instituição financeira não envia esses tipos de mensagem.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!