Um dos principais setores para criar propostas na campanha eleitoral é a economia. Luís Inácio Lula da Silva, novo presidente eleito, criou algumas estratégias que pretende lançar em seu mandato que inicia em 2023. Uma dessas é o Desenrola Brasil, que pretende combater o endividamento das famílias.
Muitas famílias brasileiras enfrentam situações de crise financeira e recorrem à linhas de crédito para tentar suprir suas necessidades. Entretanto, em meio a essas contratações de valores, acabam sofrendo com um descontrole nas suas finanças e seus nomes acabam indo para serviços de proteção ao crédito.
O ano de 2022 marcou um recorde no endividamento das famílias, que cresceu ainda mais no período eleitoral. Entenda melhor as estratégias para combater esse endividamento pelo novo Presidente da República.
Leia mais: Auxílio Brasil: Peguei empréstimo, mas perdi meu benefício; O que fazer?
Desenrola Brasil
O objetivo do Programa Desenrola Brasil é renegociar as dívidas de milhões de famílias que estão inadimplentes, oferecendo descontos e juros baixos. Essa informação é de acordo com o comitê de campanha de Lula.
Conforme o plano de Governo de Lula, a ideia é avançar na regulação e incentivar medidas para ampliar a oferta e reduzir o custo do crédito, ampliando a concorrência no sistema bancário. Dessa forma, será criado pelo Governo um fundo que garantirá crédito para possibilitar a renegociação de dívidas e contas da casa. Veja o que diz o material de campanha:
“Os credores que aceitarem participar do programa deverão oferecer opções de desconto, sendo que os que oferecerem o maior terão prioridade”
Como vai funcionar na prática o Desenrola Brasil?
Em caso de dívida com os bancos, a proposta é liberar para essas instituições depósitos com recursos que têm de ser mantidos no Banco Central pelos bancos. Dessa forma, eles conseguem dar condições adequadas de desconto, prazo e custo para as famílias conseguirem quitar suas dívidas acumuladas no cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.
Leia mais: Empréstimo Auxílio Brasil está sendo negado para beneficiários; Entenda
Entretanto, vale lembrar que o Banco Central é uma instituição autônoma e ela terá que concordar com a proposta. O atual presidente da instituição é Roberto Campos Neto, que foi indicado por Bolsonaro e tem mandato fixado até 2024.
De acordo com a assessoria do Presidente Lula, foi divulgado que há ciência de que o Banco Central é uma instituição autônoma e que será preciso negociar. Mas, em sua visão, a assessoria declarou que:
“também é verdade que o Banco Central tem todo interesse objetivo de manter uma situação saudável do ponto de vista do mercado de crédito e do endividamento das empresas e das famílias”
Esses recursos mantidos no Banco Central pelos bancos são os chamados depósitos compulsórios. Eles são uma forma de ajudar regular a quantidade de dinheiro na economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação.
Leia mais: Atenção; Beneficiários estão tendo empréstimo do Auxílio Brasil negado; Entenda o que fazer
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!