De forma anual, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza a operação pente fino, para manter a organização do seu sistema. Por isso, preparamos este artigo, para que você entenda o funcionamento do seu benefício e evite o perder. Confira em seguida todas as informações!
O que é o pente fino do INSS?

Por meio do pente fino, o INSS, identifica fraudes em benefícios previdenciários, além disso, garante a manutenção dos mesmos. Dessa forma, com uma certa frequência, o órgão faz o procedimento, visando a suspensão e possíveis cessamentos de pagamentos. Permitindo que o segurado apresente sua defesa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Quem vai passar pelo pente fino em 2023?
Entre o público alvo do Instituto, devem passar pelo pente fino os segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Bem como, os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possui caráter assistencial e a renda é um dos principais critérios analisados pelo órgão.
Leia em seguida: Governo Federal apresenta solução inovadora para brasileiros saírem das dívidas – Saiba como vai funcionar
Outro grupo que pode estar na mira do INSS no pente fino, são aqueles que estão a mais de seis meses sem passar pela perícia médica. Nesse sentido, essas pessoas, são convocadas pela autarquia, para fazer a perícia ou uma reavaliação do benefício.
Caso deixem de comparecer a uma agência da Previdência Social após receber a convocação, o benefício vai ser suspenso, até que o segurado busque regularizar sua situação. Podendo até mesmo perder o benefício previdenciário.
Leia em seguida: INCRÍVEL: Como Garantir 25% EXTRA no Seu SALÁRIO DO INSS – Veja Como Funciona
Quem não precisa fazer o pente fino do INSS?
Não passam pelo pente fino do INSS, os segurados com mais de 55 anos, beneficiados pela aposentadoria por invalidez, por um período superior a 15 anos. Além deles, aqueles que possuem mais de 60 anos que recebem o benefício.
Leia em seguida: ATUALIZE-SE: Novo Aumento de Salário? Já temos a data! – Clique e saiba mais
Contudo, os segurados com mais de 60 anos, beneficiados pelo antigo auxílio-doença, podem receber uma convocação do órgão, por se tratar de um benefício de natureza temporária.
Documentos necessários para regularização da situação
Caso o segurado seja convocado para a operação pente fino, alguns documentos precisam ser apresentados ao INSS. Por exemplo, o benefício de incapacidade temporária, pode ter os seguintes documentos solicitados:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Exames;
- Laudos médicos.
Leia em seguida: BOA NOTÍCIA: INSS anuncia 3 NOVIDADES INCRÍVEIS – Veja como se beneficiar
Precisando entregar a documentação presencialmente em uma agência do órgão previdenciário. Em caso de dúvidas o segurado pode entrar em contato com a Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Por fim, não esqueça de manter suas informações atualizadas, como número de telefone, e-mail e endereço, para que o Instituto entre em contato com você.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!