Muita gente se confunde com os termos “Previdência Social” e “Instituto Nacional do Seguro Social” (INSS), mas a realidade é que eles não se referem à mesma coisa. Estamos falando de dois conceitos interligados, mas que traçam diferenças fundamentais. Hoje, você vai entender o que cada um desses termos realmente significa.
As expressões são bastante utilizadas no contexto do sistema previdenciário brasileiro, que trata-se de um conjunto de ações voltadas para assegurar a renda do contribuinte e sua família, em casos de doença, invalidez, morte, desemprego involuntário, idade avançada, maternidade ou mesmo a chegada de filhos. Mas vamos entender melhor sobre isso agora.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que de fato é a Previdência Social?
Para começar, vamos fazer as devidas definições para não haver confusão. A Previdência Social é um sistema de proteção social mais amplo que existe para garantir uma segurança financeira para as pessoas em alguns momentos da vida. Seria como uma espécie de seguro que as pessoas possuem para quando se aposentam ou passam por uma situação de vulnerabilidade como invalidez ou doença.
Leia mais: Caixa lança campanha com até 90% de desconto para regularizar dívidas e limpar nomes
A previdência é composta por dois regimes próprios: um para os servidores públicos e outro para os trabalhadores da iniciativa privada, que é administrado pelo INSS.
E o INSS? Qual sua função nesse sistema?
O INSS tem a responsabilidade de administrar e fazer a gestão da Previdência Social dentro do regime privado. É por meio do Instituto que os trabalhadores realizam as contribuições mensais que servirão para garantir futuramente benefícios como aposentadoria, auxílios doença e por acidente de trabalho e pensões, por exemplo.
Leia mais: NOVO programa do INSS: Conheça os benefícios e requisitos!
Portanto, o papel do INSS é de extrema importância e reflete diretamente na vida dos contribuintes que estão no sistema previdenciário privado.
Quais são os benefícios oferecidos pelo INSS?
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por invalidez
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
- Salário-maternidade
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Leia mais: Prova de Vida do INSS Agora é Digital: Como Realizar o Processo em Agosto de 2023
Entender a diferença entre Previdência Social e INSS é crucial para ter claro os direitos e obrigações enquanto contribuinte. Assim, é possível se planejar melhor para o futuro e garantir uma segurança financeira.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!