Você está endividado? As finanças pessoais pode te salvar! Mais de 62 milhões de brasileiros estão com as contas atrasadas e metade dessas pessoas tem a renda totalmente comprometida, de acordo com pesquisas do Serasa.
A boa notícia é que tem jeito para resolver isso. Veja agora o que fazer para quitar suas dívidas!
5 dicas de finanças pessoais para quitar as dívidas
Quando se está endividada e não tem dinheiro para pagar as contas é muito importante fazer um plano de ação para controlar as dívidas e manter alguns boletos em dia, dessa forma suas dívidas não se tornam uma bola de neve.
Então se você está endividada e não sabe o que fazer. Preparamos um passo a passo para te ajudar a organizar as suas finanças pessoais.
1. Mantenha a calma
Ao estar muito endividado, o desespero pode acabar chegando, porém a unica forma de quitar as suas dívidas é mantendo a calma e fazendo decisões inteligentes. Desse modo a primeira coisa que você deve fazer é se acalmar e analisar bem a sua situação.
2. Faça uma lista de tudo que está devendo
Em seguida, anote em um papel ou em uma planilha uma lista bem descrita sobre todas as suas pendencias. Vale lembrar que você pode aproveitar para adquirir um hábito muito importante nas finanças pessoais que é anotas todos os seus gastos e sua renda, dessa forma você tem uma visão mais clara sobre sua situação financeira.
3. Entre em contato com os seus credores
Procure ligar para todas as empresas e pessoas para quem está devendo. Explique que você não tem dinheiro no momento e pergunte as opções que você tem como por exemplo para fazer pequenas parcelas ou de aumentar o prazo para o pagamento.
4. Faça as contas de quanto você vai precisar
Depois de conversar com seus credores e sabe quanto vai pagar por mês para cada um, é hora de entender e planejar quanto você precisará ganhar mensalmente para pagar suas contas e as dívidas sem atraso.
5. Faça um plano de ação de finanças pessoais
Se você tem alguma formal de renda que não cobre as despesas, você pode tentar ganhar um dinheiro extra prestando serviço nas horas vagas e finais de semana. Caso você já seja autônoma, pode buscar criar promoções e estratégias que aumentem suas vendas.
Porém caso você esteja desempregado e com dificuldades de achar um emprego, você pode escolher o caminho do empreendedorismo e começar um negócio próprio e que não exija investimento para começar como por exemplo:
- Prestar serviço de limpeza
- Cuidar de pets
- Dirigir para idosos
O importante é achar uma forma de aumentar sua renda e exercitar suas finanças pessoais!
Gostou das dicas definanças pessoais? Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre Reserva de emergência de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Qual a desvantagem de pegar o saque aniversário? Entenda
NOVOS LIMITES: Aumento margem consignado – Veja Seus Valores
MAIS UMA RODADA DE PAGAMENTOS DO FGTS!
Último dia de pagamentos do abono do INSS. Confira