Quitar as dívidas é o primeiro passo para começar bem um novo ano financeiramente! Veja aqui algumas dicas!
Siga essas dicas para começar 2023 com o pé direito, renegociar e quitar suas dívidas e começar o ano com dinheiro no bolso! Confira!
Porque devemos quitar nossas dívidas?
A quitação de dívidas é o primeiro passo para uma vida financeira saudável e, dessa forma, deve ser tratada como prioridade por quem busca uma relação melhor com o dinheiro.
Dessa forma, ao conseguir uma vida financeira estável e livre das dívidas, é possível usufruir de diversos benefícios em todos os campos da vida, veja abaixo alguns exemplos:
Leia mais: DINHEIRO ESQUECIDO pode ser consultado pelo SVR do BC! Saiba mais aqui
- Perca sua vergonha de falar sobre dinheiro;
- Não tome um susto todo fim do mês;
- Previna-se contra imprevistos;
- Nome limpo;
Sendo assim, se você quer saber como quitar suas dívidas pelo caminho mais curto, leia este texto e comece a aplicar as dicas hoje mesmo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Planejamento é chave para quitar as dívidas
Por mais óbvio que pareça, um planejamento básico é chave para chegar à tão desejada quitação das dívidas.
Assim o primeiro passo é colocar na ponta do lápis os valores previstos para receber e gastar durante o mês. Claro que há imprevistos, mas aqui você deve estabelecer os gastos fixos e a renda fixa, esse é um bom ponto de partida.
Leia mais: De 25 de outubro a 8 de novembro: veja quando você recebe o benefício do INSS
Dessa forma, tendo em mente se a verba do mês será assim suficiente para quitar as dívidas, é possível agir de acordo e buscar economizar mais ou se permitir gastar um pouco mais durante o mês.
Quitação de dívidas deve ser prioridade
Antes de preocupar-se em investir, criar reservas e outras dicas que daremos aqui, é primordial que você quite então as suas dívidas.
Isso pois dívidas tendem a se perpetuar, através da cobrança de juros ou outros sistemas predatórios, de modo que a quitação das dívidas deve ser assim sua prioridade.
Leia mais: Auxílio Brasil: Empréstimo consignado vai acabar?
Sites como o Serasa são excelentes pra negociar dívidas e limpar seu nome, permitindo então que você quite dívidas com até 90% de desconto!
Aproveite ofertas de renegociação, planeje seus gastos e permita-se quitar suas dívidas, pelo menos um pouco a cada mês.
Reserva de emergência
Uma vez quitadas suas dívidas, comece a trabalhar na sua reserva de emergência. Especialistas recomendam assim um montante de 3 a 4 vezes o valor dos seus gastos mensais, especialmente para quem não trabalha com carteira assinada.
Dessa forma você terá uma certa estabilidade financeira em casos emergenciais, mesmo que temporária.
Abandone os cartões de crédito
8 a cada 10 famílias brasileiras estão endividadas, e as dívidas mais comuns são as de cartão de crédito.
Isso porque, apesar de não parecer, os cartões são empréstimos; disfarçados de gastos mais convenientes. Evite o uso do cartão de crédito, prefira pagar na função débito ou no PIX; prefira juntar dinheiro a comprar parcelado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias do mundo dos aposentados! Clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!