Desde o dia 25 de agosto de 2022, está autorizado pela Caixa Econômica Federal, a liberação de mais de 24,6 bilhões em cotas do PIS PASEP a cerca de 10,6 milhões de brasileiros. Nesse dinheiro, o dinheiro esquecido em contas está liberado para saque na Caixa.
No entanto, é necessário conferir os requisitos para saber se você tem dinheiro a receber deste montante liberado ou se infelizmente, você não está dentro das regras.
Para te ajudar nesta empreitada, vamos te ensinar a seguir como consultar. Acompanhe até o final!
Por que o dinheiro esquecido está sendo liberado pela Caixa?
No ano de 2020, mais precisamente na data de 6 de abril, a Medida Provisória nº 946 publicou a extinção do Fundo PIS/PASEP e determinou a transferência de seu patrimônio para o FGTS. As cotas PIS PASEP é o crédito que era depositado pelo empregador no Fundo PIS PASEP destinados aos trabalhadores que possuíram carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988.

Leia mais: INSS libera novo cartão benefício para os pensionistas
Deste modo, visando não prejudicar todos os brasileiros que detinham essas cotas, as contas vinculadas de titularidade dos participantes do Fundo PIS/PASEP passaram a estar vinculadas ao FGTS, ou seja, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Devido a essa transferência, todos aqueles cadastrados no Fundo e que ainda detinham saldo de Cotas do PIS/PASEP passaram a poder realizar o saque integral dos valores.
No entanto, na hipótese de morte do titular de cotas, o saldo será disponibilizado aos seus dependentes ou sucessores previstos na lei civil.
E além disso, vale destacar que os valores só estão disponibilizados até o ano de 2025. Ou seja, se você não resgatar os valores, eles voltam para o Governo Federal!
Leia mais: Bancos divulgam valor liberado com o empréstimo auxílio Brasil
Etapas para a realização deste serviço
Para consultar os valores que você tem direito e fazer o saque, é preciso instalar o aplicativo do FGTS. Ele está disponível para Android e iOs. Então, vamos lá.
Em primeiro lugar, abra o aplicativo do FGTS. Em seguida, se você tiver cotas disponíveis aparecerá a mensagem “Você possui saque disponível”. Assim, clique nela e vá em “Solicitar o saque do PIS PASEP”. Então, confirme os seus dados e confirme o saque.
Na prática, ao confirmar os dados, será necessário indicar a conta bancária para receber os valores!
Leia mais: 15 vantagens do novo cartão benefício do INSS e como solicitar
Veja como sacar o dinheiro esquecido das cotas em locais físicos
Para sacar o dinheiro esquecido em locais físicos, você pode fazer isso através do Cartão Social em unidades lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. E o valor máximo para saque é de até R$3 mil.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
PIS PASEP e abono salarial é a mesma coisa?
Não! Essa é uma dúvida de muitas pessoas que acabam confundindo os termos.
Na prática, o dinheiro esquecido das cotas PIS PASEP é o crédito que era depositado pelo empregador aos trabalhadores que possuíam carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988. No entanto, o abono salarial é o benefício constitucional de direito do trabalhador.
Para que o trabalhador possa receber este abono, ele deve atender aos seguintes requisitos:
- Estar cadastrado há no mínimo 5 anos no PIS;
- Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base;
- Ter recebido de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base;
- Estar inscrito na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais pertinente ao ano-base.
E além disso, o valor deste abono é de até um salário mínimo, proporcional aos meses trabalhados no ano-base.
Leia mais: Finalmente: Grana liberada para os aposentados que estavam aguardando
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!