Para saber se você tem direito ao dinheiro esquecido, basta acessar o novo sistema do Banco Centro do Brasil (BCB). No entanto, a nova plataforma continua indisponível para “aprimoramento”.
Ocorre que o Banco Central já havia previsto uma dificuldade para liberar o saque dos valores esquecidos devido a greve de seus servidores. Porém, mesmo com o final da greve que durou aproximadamente duas semanas, o sistema ainda não voltou e aparece a mensagem “temporariamente suspensa para aprimoramento”.
Os valores esquecidos que serão disponibilizados para que são direito de qualquer pessoa física ou jurídica que possua os valores elencados pelo banco como esquecidos.
Estava previsto pelo Banco Central que a segunda etapa dos pagamentos dos valores esquecidos começaria em março, mas até o momento ainda não foi liberado.
Neste sentido, a demora da liberação da plataforma é um motivo de ansiedade para os brasileiros. Já que o valor é uma renda extra que poderá beneficiar diversas famílias.
Como saber se tenho dinheiro esquecido a receber?
Importante saber que para ter acesso aos valores esquecidos, é necessário acessar o site do banco central para consultar se possui algum dos valores que serão liberados para saque.
Leia Mais: Margem social dos consignados, quem poderá receber?
Portanto, ao acessar a plataforma e constatar que possui valores para sacar você poderá pedir a efetivação do saque e escolher a forma que prefere receber, como transferência bancaria, pix ou pessoalmente via agencia.
Ademais, para conseguir fazer o login você deve ter cadastro nas conta gov.br. Caso, não possua, basta acessar o site gov.br e fazer o seu cadastro.
Quais foram os valores do dinheiro esquecido pagos na primeira etapa?

Mesmo que a nova etapa de pagamento que deveria ter começado em março tenha novas modalidade de valores esquecidos, as regras da primeira etapa devem ser mantidas. Portanto, confira quais foram os valores esquecidos definidos na primeira etapa:
- Valores não retirados de contas-correntes ou poupança que foram encerradas;
- tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito consignado cobradas indevidamente, desde que o valor fosse descontado diretamente da fonte de pagamentos do “devedor”;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito,
- valores pagos e não resgatados de grupos de consórcios.
Leia Mais: 3 novos pagamentos do INSS: Veja quem pode receber!
Quais as novas fontes de valores esquecidos na segunda fase de pagamento?
O Banco Central na segunda etapa de pagamento também deve incluir as seguinte modalidades de dinheiro esquecido:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Crédito;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Leia Mais: Não recebeu 13º do INSS adiantado? Você pode receber em novembro; saiba mais
Dessa forma, toda pessoa física ou jurídica que possua valores em bacos da natureza definida pelo Banco Central poderá fazer o saque e receber a renda inesperada.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL Clique no link e saiba mais:
Auxílio Brasil: Empréstimo consignado vai acabar?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.