Milhões de brasileiros possuem dinheiro perdido no banco. Por conta disso, o Banco Central liberou a consulta dos valores para os cidadãos poderem sacar o dinheiro que, muitas vezes, não tinham conhecimento. Agora, é a segunda fase desse processo. Confira:
Para realizar a consulta do dinheiro perdido pelos brasileiros, o Banco Central criou o Sistema Valores a Receber. Na primeira etapa, o sistema mostrava os valores que o cidadão tinha para sacar e apontava uma nova data para realizar o saque. Já nessa segunda fase, promete ser diferente. Confira.
Segunda fase de consultas do dinheiro perdido

A segunda fase de consultas do Banco Central ainda não está liberada. Acontece que ocorreu uma greve dos servidores no início do ano e acabou atrasando a consulta. A greve já se encerrou, mas a consulta ainda não está ocorrendo, pois o sistema está em manutenção para se adaptar às mudanças da nova fase.
Leia mais: 9 dicas de finanças de como organizar as contas do mês e fugir das dívidas
Agora, a consulta dos valores e o saque poderá ser feito no mesmo dia. Esses valores são de contas encerradas com saldo, taxas cobradas indevidamente ou em duplicidade, consórcios não resgatados, dentre outros.
De acordo com o Banco Central, na primeira fase foram recuperados cerca de R$4 bilhões. Já na segunda fase, a estimativa é que sejam recuperados cerca de R$4,1 bilhões. Confira o que é necessário para fazer a consulta:
Como consultar o dinheiro perdido do Banco Central?
Para realizar a consulta, é preciso acessar o Sistema Valores a Receber pelo Link a seguir: Valores a Receber Banco Central. Esse sistema é vinculado ao gov.br. Portanto, para fazer a consulta, é preciso ter acesso a essa plataforma.
Além disso, para conseguir sacar os valores, o cidadão precisa ter selo prata ou ouro no gov.br. Para conseguir esses selos, é possível realizar alguns procedimentos pela própria plataforma no campo “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.
Leia mais: IR 2022: saiba quando será pago o 4º lote da restituição
Como conseguir o selo prata?
-> Através da validação facial feita pelo aplicativo gov.br, para que seja possível fazer a verificação da sua foto nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
-> Validação de seus dados pessoais pelo internet banking de um dos bancos que sejam credenciados;
-> Através da validação de seus dados com seu usuário e senha do SIGEPE, no caso dos servidores públicos federais.
Como conseguir o selo ouro?
-> Através da validação facial pelo aplicativo gov.br, para verificação da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;
-> Através da validação dos seus dados com Certificado Digital desde que seja compatível com ICP-Brasil.
Leia mais: Valores a Receber: Banco Central libera nova consulta de lotes?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!