Muitos aposentados ou trabalhadores estão preocupados com a aposentadoria por meio da contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e querem saber como garantir uma boa aposentadoria e se há possibilidade de aumentar o valor arrecadado. Saiba então algumas dicas a seguir!
Como aumentar o valor da aposentadoria?
Desde a reforma previdenciária de 13 de novembro de 2019, o INSS fez algumas mudanças que podem facilitar o aumento dos valores previdenciários.
Assim, são várias as formas possíveis para isso. Pessoas que possuem mais de um emprego realizam serviços de risco ou insalubres e mesmo aquelas que já trabalharam na informalidade – sem se enquadrar nas regras da CLT (Codificação das leis do Trabalho) – podem se beneficiar.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
As pessoas que têm dois ou mais empregos podem aumentar o valor da aposentadoria desde que pagam a contribuição do INSS por cada trabalho.
Sendo assim, os salários aumentam e a pessoa pode receber uma melhor retribuição na aposentação. Atualmente, quem contribui com o INSS em mais de um emprego pode ultrapassar o limite máximo de R$ 7.087,22 da tabela do INSS. Quem ultrapassar esse valor de contribuição ainda tem direito à restituição do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais documentos podem contribuir para aumentar a aposentadoria?
Conforme mencionado acima, mesmo as pessoas que trabalharam por algum tempo sem carteira assinada podem obter anos de contribuição, desde que comprovem o tempo trabalhado. Para comprovar a informalidade e aumentar o valor da pensão, os contribuintes podem apresentar diversos documentos.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
- Você pode usar a restituição do imposto de renda.
- Extratos bancários para verificar transações financeiros profissionais.
- Registro de conta ou serviços. Ressalte-se que, justamente neste caso, também será necessário recolher os valores pagos ao INSS que deveriam ter sido pagos no momento em que o trabalhador deseja reconhecer.
Quais outras maneiras de receber mais pela aposentadoria do INSS?
Têm direito a pensão especial as pessoas que trabalhem a tempo parcial ou em condições de insalubridade.
Essas profissões incluem profissões como enfermeiros, frentistas de postos de gasolina, médicos, metalúrgicos, químicos e seguranças. Esses profissionais podem cumprir regras especiais de previdência do INSS.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
Antes da reforma das pensões os profissionais com 25 anos de serviço antes de 13 de novembro de 2019 podem requerer uma pensão especial.
As revisões da vida toda no INSS permitem que as contribuições feitas antes de julho de 1994, quando começou o plano Real, sejam consideradas para aposentadoria hoje. Isso provavelmente aumentará o valor recebido pelo aposentado.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
Somente os aposentados que passaram a receber o INSS entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 (um dia antes da reforma da Previdência) podem solicitar a revisão completa do INSS. O prazo para requerer a revisão da vida toda é de 10 anos a contar do mês seguinte ao mês de pagamento da primeira pensão.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!