Se você é aposentado, recebe valores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e está insatisfeito com o seu salário mensal, saiba que é possível pedir um aumento na aposentadoria. Essa é uma ação que poucos conhecem, mas algumas pessoas já estão conseguindo receber valores maiores graças a essas 3 dicas que vamos te dar hoje.
Não perca a chance de receber uma aposentadoria maior com essas 3 dicas que vamos disponibilizar agora mesmo. Confira as novidades!
Aposentadoria do INSS
Atualmente, o órgão previdenciário brasileiro, o INSS, realiza pagamentos de 21,8 milhões de aposentadorias a cada mês. Essa é a quantidade de aposentados da previdência social que o país tem no momento, mas o número pode crescer ainda mais se considerarmos aqueles que não estão na previdência.
Leia mais:Equipe de transição do governo Lula tem bomba para 2023! Veja!
Em suma, os aposentados do INSS recebem de R$1212 até R$7087, piso e teto de benefícios do instituto agora no ano de 2022. Mesmo assim, as pessoas que não estão satisfeitas com os valores podem solicitar o aumento da aposentadoria e passar a receber valores maiores.
No geral, a situação financeira dos aposentados não é nada boa e tudo ficou um pouco pior após a pandemia, pois muitos deles passaram a arcar com despesas familiares. Sendo assim, confira agora as três dicas para aumentar o valor da aposentadoria ainda esse ano!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Solicite uma revisão de aposentadoria
Atualmente o INSS conta com algumas revisões disponíveis e elas se dividem em revisões de fato, ou fáticas, e revisões de direito. Esse primeiro grupo, das revisões de fato, tem a ver com os fatos que aconteceram na sua carreira e o órgão previdenciário não considerou na hora do cálculo da aposentadoria.
Leia mais: Aposentados terão direito a novos valores liberados com aumento de margem
Já a revisão por direito trata-se das revisões de direito são aquelas que surgem a partir de ações judiciais que mudam alguma regulação geral através de decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou do STF (Supremo Tribunal Federal).
Nesse sentido, confira algumas das revisões disponíveis:
- Revisão da Vida Toda
- Revisão do Buraco Negro
- Revisão para inclusão da atividade rural
- Revisão por ganho de ação trabalhista
- Revisão dos tetos
- Revisão do buraco verde
- Revisão de Atividades concomitantes
- Revisão do artigo 29
- Revisão do IRSM (Índice de Reajuste do Salário Mínimo)
- Revisão da melhor DIB (Data de Início do Benefício)
Solicite a inclusão do tempo especial na aposentadoria
Todo mundo sabe que aposentadoria especial é um direito das pessoas que trabalharam em atividades especiais por um determinado tempo. Sendo assim, vale lembrar que as atividades especiais são aquelas que colocam em risco a saúde, integridade física ou até a vida do trabalhador.
Leia mais: Lula confirma ótima notícia para todos os aposentados: Veja agora
Todavia, quando o funcionário não atinge o tempo necessário para solicitar a aposentadoria especial é possível converter o tempo especial em tempo comum. Assim, a inclusão desse novo período de trabalho deve contar como um aumento da aposentadoria.
Peça o descarte das contribuições
Como o INSS usa uma média das contribuições para calcular o valor da aposentadoria, você pode solicitar o descarte das contribuições mais baixas para aumentar o valor pago. Nesse sentido, as pessoas precisam ter contribuições após 1994 e também estar com mais 15 anos sendo contribuinte da autarquia previdenciária.
Leia mais: Como está a situação do 14º salário do INSS?
Nesse sentido, é importante analisar o período no qual seus pagamentos foram menores para garantir um aumento da aposentadoria.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Como usar a calculadora do INSS para simular sua aposentadoria
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!