Não é novidade que os criminosos estão se aproveitando da evolução da tecnologia para aplicar vários golpes. Sendo que, nem mesmo o PIX, está blindado de ser alvo de golpes. Neste sentido, a grande preocupação está relaciona ao serviço que permite fazer pagamentos e transferências de valores instantâneos. Saiba mais informações:
Como funciona o PIX?
O PIX é uma forma de pagamento instantâneo, isso porque o usuário por meio do seu aplicativo bancário entrará na opção e escolhe se será pagamento via QR Code, transferência entre outros. Nos casos de transferência, o usuário deverá escolher o valor e depois informar para quem será enviado, sendo que poderá utilizar número de celular, CPF ou e-mail que esteja associada a conta do banco do recebedor dos valores.
Leia Mais: Maravilha: Bolsa Família deverá pagar R$ 900 a brasileiros de baixa renda; Veja se você pode receber
Por fim, o usuário deverá confirmar a transferência dos valores. Após a confirmação, o banco retirará o dinheiro da conta e enviará para a conta do beneficiário por meio do PIX. Sendo que neste ponto já não é mais possível alterar a transação.
Sendo assim, o pagador não poderá cancelar a transação após autorizar o pagamento, já que o PIX é instantâneo. Podendo o recebedor dos valores retirar de forma instantânea o valor da conta. Portanto, é difícil que o pagador recupere o valor.
De acordo com os bancos, a Instituição Financeira do pagador poderá entrar em contato com a Instituição Financeira do Recebedor que no caso de indícios de fraude poderá recuperar os valores. Mas, se o recebedor já tiver tirado o dinheiro da conta, dificulta conseguir recuperar o dinheiro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como evitar cair no golpe do PIX?
Os usuários do PIX devem sempre ficar bastante atentos a e-mails suspeitos, links e anexos enviados. Isto porque, tudo pode fazer parte de um esquema para roubar os dados dos usuários.
Leia Mais: Nova margem para consignado surpreende aposentados; Veja novo valor agora de reajuste
Além disso, nunca passe seus dados em ligações, principalmente para pessoas que não conhece ou que não confia. Desconfie no caso de ligações que afirmam ser feitas do banco para informar sobre fraudes e que será necessário que você abra um link para se proteger.
É necessário que o usuário desconfie de tudo e primeiramente procure saber se realmente é a instituição financeira que entrou em contato.
No mais, utilize senhas forte e não repita as senhas para contas diferentes, habilite alerta de quando houver transações em sua conta como forma de você ficar de olho se houve alguma transação que não foi feita por você.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.