Após duas semanas de suspensão o empréstimo Auxilio Brasil volta a ser liberado pela Caixa Econômica Federal e com isso você, beneficiário, já pode garantir a grana extra. Atualmente o empréstimo do programa de renda está liberando mais de R$2 mil para os beneficiários através de uma bela margem de 40% do benefício.
Nesse sentido, confira como está situação do empréstimo Auxílio Brasil após a volta das liberações por parte da Caixa. Continue lendo!
Empréstimo Auxilio Brasil volta a ser liberado: posso contratar?
O empréstimo Auxilio Brasil volta a ser liberado após 15 dias de suspensão. Vale lembrar que o processamento dos contratos estava parado desde o dia um de novembro, apenas dois dias após o 2º turno das eleições. Desde então, a Caixa Econômica congelou diversos pedidos e não liberou os valores de quem estava com o contrato aprovado.
Leia mais: Lula vai mudar política de preços da Petrobras; como fica o preço do combustível?
De acordo com a instituição financeira, durante todo esse período de suspensão a Dataprev estava processando a liberação da folha de pagamento dos beneficiários. Nesse sentido, a suspensão durou até às 7h da última segunda-feira (14), quando o banco estatal voltou a operar a análise de solicitações e também a liberação dos valores.
Nesse sentido, as pessoas que ainda não estavam no processo de análise já podem contratar os valores através da Caixa e quem estava em análise deve receber o resultado em breve. Ademais, as pessoas que já estavam no meio do processo podem receber novas instruções por parte do banco, se for necessário.
Confira quais são as novas regras para o empréstimo Auxilio Brasil volta a ser liberado:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Regras de liberação do empréstimo Auxílio Brasil
Para a surpresa dos beneficiários essas regras saíram ainda antes das eleições e com isso foi possível ficar por dentro das normas. Sendo assim, confira o que a Portaria do Ministério da Cidadania nº 816 informa sobre o empréstimo Auxilio Brasil volta a ser liberado:
“Art. 15. Nas operações de empréstimos são definidos os seguintes critérios:
I – O número de prestações não poderá exceder a 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e sucessivas;
II – a taxa de juros não poderá ser superior a três por cento e cinco décimos (3,5%) ao mês;
III – O desconto das parcelas ocorrerá mensal e sucessivamente, observado o prazo contratado;
IV – É obrigatória a informação da taxa de juros aplicada, devendo expressar o custo efetivo do empréstimo;
V – É vedada a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito – TAC, e quaisquer outras taxas administrativas; e
VI – É vedado o estabelecimento de prazo de carência para o início do pagamento das parcelas.”
Leia mais: Preço da gasolina sobe de novo e passa dos R$ 5; saiba mais
Vale lembrar que essas regras valem para todos os bancos e instituições financeiras que estão operando a liberação dos valores e não apenas para a Caixa. Assim, os beneficiários devem ficar atentos com contratos que podem se desviar das regras acima.
Auxílio Brasil vai acabar?
Nas últimas semanas as notícias que muitas pessoas estão vendo que o empréstimo Auxilio Brasil volta a ser liberado vai acabar devido ao novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desse modo, a realidade é que, em seu 3º mandato, Lula pretende retomar com o Bolsa Família 2023 e com isso o Auxílio Brasil deixará de existir, ao menos no nome.
Leia mais: Brasil tem mais de 28 mil vagas abertas em concursos; saiba mais
Mesmo que isso ainda não seja uma realidade definitiva, é necessário ficar atento com as novas regras que provavelmente voltarão, como exigência de vacinação das crianças e matrícula na escola.
Leia mais: Parcelas de novembro do Auxílio Brasil começam a ser pagas na quinta; veja calendário
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje. Clique no link e saiba mais.
Vale Gás e Auxílios para Taxistas e Caminhoneiros esse mês!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!