Governo retoma empréstimo consignado Auxílio Brasil. Consignado estava suspenso desde janeiro para análise. Retomada prevê limite de comprometimento e de parcelas, e redução de juros.
Confira quais são as novas regras para essa modalidade de empréstimo e muito mais:
Empréstimo consignado Auxílio Brasil
Após a suspensão de quase um mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, publicou neste quinta-feira (09), as novas regras para o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Com a mudança, a possibilidade de crédito será mantida, contudo, com menor comprometimento de renda, menos parcelas e juros menores.
Leia mais: Confira: RECEBA ATÉ R$ 1000 EXTRA em seu salário do INSS; Veja como
De acordo com a portaria publicada do Diário Oficial da União, as novas regram valem para famílias que farão uso do empréstimo consignado a partir de ontem, dia (09).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Novas regras do empréstimo consignado Auxílio Brasil
A seguir confira as novas regras do empréstimo consignado Auxílio Brasil. Não perca essas novas informações que podem impactar diretamente no seu benefício.
Leia mais: Nubank faz alerta geral para clientes que têm dinheiro no banco; Veja aqui o que aconteceu
- Fixar em 5% o limite para desconto no benefício pago a famílias beneficiárias do Auxílio Brasil ou de outros programas federais — antes, beneficiários poderiam comprometer até 40% da renda;
- O número de prestações não poderá exceder seis parcelas sucessivas — antes, o limite era de até 24 parcelas;
- A taxa de juros não poderá ser superior a 2,5% — um ponto percentual a menos do que o limite anterior, de 3,5%.
De acordo com a portaria:
“Um, a cada seis beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) contratou o empréstimo consignado, totalizando R$ 9,5 bilhões em desembolsos até 1º de novembro do ano passado, durante o período eleitoral.”
Consignado do Auxílio Brasil
O consignado do Auxílio Brasil foi criado por meio de uma medida provisória, que recebeu a permissão do Congresso Nacional e foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Pelo texto, as famílias que recebiam o devido benefício, poderiam autorizar que a União descontasse dos repasses mensais do programa os valores referentes aos empréstimos.
Leia mais: Boa notícia: Crédito liberado para aposentados no INSS; Saiba como funciona
No mês de outubro de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou, em um parecer técnico, que o empréstimo consignado do programa fosse suspenso para interferir politicamente nas eleições
Com a criação do empréstimo para esse público, os bancos mostraram-se preocupados com o endividamento desse grupo, que é considerado vulnerável.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!