O empréstimo consignado do auxílio Brasil já é lei, mas pode sair só em 2023. Entenda quando vai ser liberado!
O empréstimo consignado do auxílio Brasil vem sendo bastante aguardado pelos Brasileiros, confira aqui as novas datas do benefício.
Empréstimo consignado Auxílio Brasil
Já é lei! O novo empréstimo consignado liberado pelo auxílio Brasil está autorizado pela lei 14.431 de 2022, já assinada pelo atual presidente da república, Jair Bolsonaro.
A lei libera novas margens de empréstimo consignado para diversos grupos, como aposentados e pensionistas, beneficiários do auxílio Brasil e do BPC.
Leia mais: Veja qual será o novo salário mínimo dos aposentados em 2023
A previsão inicial do Dataprev é de que os empréstimos consignados do Auxílio Brasil, juntamente às outras medidas da nova lei, estivessem disponíveis para contratação já no último dia 19 de setembro, com a virada da folha de pagamento do INSS.
Entretanto problemas recentes na solicitação e liberação desse novo empréstimo podem fazer com que o benefício só chegue para os Brasileiros em 2023. Leia o texto e entenda melhor esse problemão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Empréstimo auxílio Brasil: Quando vai ser liberado
Ainda não há uma data específica prevista para o pagamento do benefício do auxílio Brasil. Juntamente aos atrasos causados pelas falhas no sistema do MEU INSS e do Dataprev, há também a questão da aprovação deste novo empréstimo tão perto das eleições.
Leia mais: Surpresa: Dinheiro chegando para 3 grupos do INSS na próxima semana
Dessa forma a medida pode ser suspensa indefinidamente, sendo liberada somente após o primeiro turno das eleições ou mesmo só no ano de 2023.
Regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
A nova modalidade de empréstimo permite aos beneficiários do Auxílio Brasil comprometer até 40% do pagamento mensal do benefício com a contratação deste novo empréstimo. Lembrando que o auxílio Brasil beneficia mais de 20 milhões de famílias, famílias essas que terão acesso aos novos valores.
Leia mais: BPC LOAS poderá receber salário extra em novembro; confira agora
A nova modalidade libera então um valor total de R$ 2.050 em crédito consignado, dividido em 24 parcelas, ou seja, 2 anos, e com uma taxa de juros de 4,98% ao mês.
Esses juros relativamente altos para um empréstimo consignado são baseados na alta volatilidade do Auxílio Brasil, um benefício que pode ser cancelado a qualquer momento em que as famílias passem a receber uma renda maior que a permitida pelo benefício.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o 14º salário . Clique no link e saiba mais.
Governo confirma atraso na liberação do empréstimo auxílio Brasil
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!