No começo de 2023, as mudanças foram grandes para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Durante alguns meses todos ficaram sem ofertas de empréstimo consignado. Mas, recentemente, esse benefício voltou, porém, com algumas alterações importantíssimas.
Ficou curioso? Continue a leitura!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Suspensão do empréstimo BPC: o que ocorreu em 2023?
A propalada suspensão do Empréstimo BPC em 2023, e a consequente retirada desse produto dos portfólios de 72 instituições financeiras, gerou dificuldades para vários beneficiários. Isso porque essa modalidade de crédito era vista como um balão de oxigênio em meio a um oceano de opções menos favoráveis no setor financeiro.
Leia mais: Saiba Tudo Sobre a Nova Prova de Vida do INSS em 2023: Comprovação, Datas e Impactos
Em que pé está o retorno do empréstimo BPC?
De acordo com a Lei número 14.601, recentemente sancionada pelo presidente Lula, as instituições financeiras puderam voltar a oferecer o empréstimo BPC.
Mas agora a margem consignável sofreu uma redução de 45% para 35%. Isso quer dizer que os beneficiários irão comprometer 35% da sua renda com o empréstimo consignado, 5% com o cartão de crédito consignado e 5% para uso com o cartão benefício, que oferece limite para compras e levantamentos monetários.
Leia mais: INSS Anuncia Pagamento de Salários Atrasados no Valor de R$ 1,9 Bilhão – Saiba Mais!
O empréstimo BPC: quem pode solicitar?
Essa modalidade de empréstimo é voltada para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência. Um dos pré-requisitos para solicitar esse benefício e crédito é estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda mensal igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo atual, correspondente a R$ 1.320.
Leia mais: MEU INSS+: Entenda o que é e como emitir sua carteirinha!
E quais são os próximos passos?
Após a liberação oficial do retorno do empréstimo BPC pelo governo, a liberação do crédito será realizada somente a partir do mês de agosto de 2023. Será necessário que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) normatize essas novas regras, pois o desconto das parcelas é feito direto na folha de pagamento do beneficiário.
Além disso, a empresa responsável pelo processamento de dados do governo, a Dataprev, terá a incumbência de realizar algumas mudanças no sistema para que a dedução mensal do empréstimo possa ser realizada.
Leia mais: Aposentadoria com adicional de 25%: Solicite já esse benefício exclusivo do INSS!
Agora que você está por dentro das mudanças e de como irá funcionar o empréstimo consignado BPC 2023, continue acompanhando nossos artigos e não perca nenhuma atualização!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!