O empréstimo consignado com desconto irregular é algo mais comum do que muitos imaginam. Recentemente, o Banco Pan recebeu uma multa de 300% após realizar essa ação. Afinal, a instituição, mesmo sendo proibida de depositar valores não contratados e indevidos nas contas dos clientes, o fez.
A decisão foi tomada pelo juiz Pedro Cândido Fiúza Neto, da 6ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte (MG). Confira os detalhes da situação.
Descumprimento: empréstimo consignado com desconto irregular
Na primeira decisão judicial, o Pan foi submetido a não creditar valores indevidos em contas bancárias sem a autorização dos seus clientes. Todavia, como pena, ainda deveria pagar uma multa de 100% do valor depositado.
Leia mais: INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte
Além disso, o banco não foi autorizado a fazer o “telessaque”, uma opção de crédito oferecida por telefone, por meio de uma modalidade de chamada de cartão de crédito consignado. Portanto, feito o empréstimo consignado com desconto irregular e descumprindo essa determinação, também gerou uma multa de 100%.
A partir disso, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, o Instituto Defesa Coletiva e a Fundação Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) de Uberaba entenderam que aconteceu um desacato.
No entanto, o Pan alega que não descumpriu a liminar e afirmou que os depoimentos feitos na plataforma Reclame Aqui não podem concretizar prova. Afinal, de acordo com a instituição financeira, não tem como individualizar os consumidores de cada postagem.
Mas feito uma análise do caso, o juiz decidiu que, mesmo que não desse para individualizar os clientes, pela leitura das documentações, foi possível encontrar uma série de consumidores contratantes. Resumidamente, o Banco Pan depositou os valores nas contas dos clientes indevidamente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Entenda a situação
Segundo a presidente do Comitê Técnico do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, o Banco Pan tem repetidamente descumprido ações judiciais ao fazer empréstimo consignado com desconto irregular de valores não solicitados nas contas dos seus clientes. Portanto, aplicam-se medidas mais severas.
Leia mais: Outubro aponta 0,59% de inflação após meses seguidos de deflação; Entenda o cenário
O empréstimo consignado no Banco Pan funciona após a instituição creditar um valor solicitado na conta do consumidor. Mas no próximo mês, envia-se a cobrança por uma fatura.
Restituição de empréstimo consignado com desconto irregular
De acordo com o artigo 374, I, do Código de Processo Civil, a indevida movimentação de quantia em dinheiro causa estresse ao homem médio. Afinal, o mesmo teme por seu patrimônio, desgasta-se até a completa elucidação do ocorrido e a completa restituição do valor.
Leia mais: CNH digital vale o mesmo que a física? Saiba mais
Portanto, independente do valor, qualquer banco é obrigado a devolver o valor 100% integral na conta do cliente. No caso de haver desconto indevido do empréstimo consignado.
Além disso, dependendo do caso, o contrato também pode ser cancelado. Especialmente se não houve a solicitação pelo titular da conta.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!