Todos os segurados do antigo Auxílio Brasil tiveram, em 2022, acesso a uma nova linha de crédito consignado, os conhecidos empréstimos consignado do Auxílio Brasil. Essa modalidade acabou sendo muito criticada no fim do último ano, acabou por ser suspensa, mas volta agora em 2023!
Entenda mais informações sobre o fim do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e as mudanças no consignado para o Bolsa Família 2023 no artigo em seguida!
Como estava funcionando os empréstimos consignados?
Os aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS já conhecem os empréstimos consignados. Entretanto, a modalidade não é clara para todos.
Na modalidade de empréstimos consignados existe a liberação de verba mediante renda comprovada, como é o caso dos benefícios que são pagos pelo Governo Federal ou INSS, como por exemplo:
- aposentadorias;
- pensões;
- salários.
Oferecendo assim juros mais baixos!
Uma vez havendo essa renda, o beneficiário pode consignar parte do valor que recebe mensalmente. pagamento. Vale lembrar que para os segurados do Auxílio Brasil, em 2022, a margem consignável era de 40%.
Assim, todos os meses, 40% do valor mensal do benefício deveria ser abatido diretamente na fonte até que o empréstimo fosse quitado.
Leia em seguida: Saiba como será feita a prova de vida do INSS a partir de agora; Entenda o que mudou
Fim do empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Como dito anteriormente, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil sofreu várias críticas depois de sua liberação em 2022. A princípio essa modalidade tinha como público alvo os segurados do Auxílio Brasil, pessoas que, por definição, estão na linha de pobreza ou extrema pobreza.
Mas qual é o problema de oferecer crédito para esse grupo de pessoas? Nenhum! O grande problema era em relação a como era feito. Primeiramente, tratando-se de um empréstimo consignado, espera-se taxas de juros mais baixas.
Para caso de comparação, os empréstimos consignados do INSS operam com juros máximos inferior a 2.2% ao mês, enquanto o empréstimo do Auxílio Brasil operava com 3,5%.
Leia em seguida: Urgente: Você pode sacar o FGTS nestas 10 situações; Veja quais são
Quais são as novas regras do empréstimo consignado do Bolsa Família?
Mesmo com a suspensão, o empréstimo consignado para segurados do Bolsa Família volta a ser liberado com novas regras agora em 2023. Confira em seguida:
- Margem consignável reduzida de 40% para 5%;
- Duração do empréstimo reduzida de 24 meses para 6 meses;
- Taxa de juros mensal máxima reduzida de 3,5% para 2,5%.
Por meio dessas reduções, o governo alega que o novo empréstimo acaba sendo menos predatório e ainda pode oferecer crédito a quem está precisando.
Confira o calendário do Bolsa Família em 2023!
Veja em seguida o calendário do Bolsa Família para todo esse ano de 2023:

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!