Na atualidade, o empréstimo consignado é uma das principais linhas de crédito para os beneficiários do INSS. Ela conta com desconto direto e, por conta disso, as instituições financeiras oferecem para aqueles que possuem renda fixa mensal comprovada. No ano de 2022, mais alguns grupos podem usufruir desse crédito. Confira.
As principais características do empréstimo consignado do INSS são: taxa de juros mais baratas, que é de 2,14% atualmente; o desconto direto em folha e a margem consignável. Essa margem é a porcentagem limite que o contratante pode usar de seu salário/benefício para a contratação dessa linha de crédito.
Leia mais: Presidente aprova ampliação da margem de crédito para consignado; entenda como funciona
No ano de 2022, o Governo Federal lançou o Programa de Renda e Oportunidade. Uma das propostas desse programa era a Medida Provisória 1.106/2022. Essa MP trazia o aumento de margem de 30% para 35% aos aposentados, pensionistas e quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC.
Antes dessa medida, quem recebia BPC não podia contratar a linha de crédito. Portanto, a MP também foi responsável por adicionar esse grupo como possíveis contratantes do empréstimo consignado do INSS. Outro grupo que foi incluído na retirada de crédito foi os beneficiários do Auxílio Brasil, mas com regras um pouco diferentes.
Leia mais: Como consultar extrato de empréstimos consignados do INSS?
Empréstimo consignado do INSS- linha mais barata

O empréstimo consignado do INSS possui taxa de juros de 2,14% ao mês. Ou seja, é mais barata em relação às demais modalidades existentes. O valor mais barato pode ser explicado pelo desconto direto em conta. Assim que chega a data de validade, o valor da parcela desconta da conta do contratante.
Leia mais: Empréstimo consignado INSS: qual a taxa de juros e valores liberados? Veja agora
Dessa forma, evita transtornos como esquecimento de pagar na data e acúmulo de dívidas. Além disso, a instituição financeira tem garantia maior de receber, sem risco de inadimplência. Outra vantagem é o prazo maior para pagamento. O empréstimo consignado do INSS permite o parcelamento em até 84 vezes.
Mais grupos podem contratar empréstimo consignado
No ano de 2022, mais grupos puderam contratar o empréstimo consignado por conta da MP citada anteriormente. Além de aposentados, pensionistas e BPC, quem é trabalhador CLT também poderá contratar com 35% de margem.
Esses grupos também podem contratar o cartão de crédito consignado, usando mais 5% de seu benefício. Já quem recebe Auxílio Brasil pode contratar empréstimo consignado comprometendo 40% de sua renda, sem acesso a cartão de crédito consignado.
Leia mais: Auxílio Brasil: Datas de liberação empréstimo consignado
Já quem é militar e servidor público, apesar de ter direito a contratar o empréstimo consignado, não teve o aumento de margem como os demais. Mas, outra medida provisória foi feita para dar esse benefício a esses dois grupos.
Novo cartão benefício
Além do aumento de margem para quem é aposentado, pensionista e BPC, também haverá a liberação de um novo cartão benefício. Portanto, esses beneficiários poderão usar 45% de seu benefício para contratação de consignados. Sendo:
- 35% para empréstimo consignado;
- 5% para cartão de crédito consignado;
- 5% para o novo cartão benefício.
O novo cartão benefício terá 3,06% de taxa; poderá ser usado na modalidade de crédito; 70% do valor contratado será para saque em dinheiro e 30% para usar em limite de compras no crédito. Ou seja, é igual ao cartão de crédito consignado.
IMPORTANTE! Quem fica de fora do novo cartão? Confira os limites de idade do novo benefício do INSS
Quais as desvantagens do empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado do INSS, apesar de ser uma linha de crédito mais barata e oferecer mais comodidade no pagamento, já que desconta diretamente da conta, pode ser uma opção desvantajosa se não ocorrer análise financeira antes da contratação.
É sempre importante lembrar que, por ocorrer o desconto direto da conta, não há como “fugir” do pagamento das dívidas. Portanto, faça uma análise antes de contratar, pois haverá a redução da renda enquanto as parcelas estiverem sendo pagas.
Se você deseja fazer uma simulação gratuita e sem sair de casa, pode entrar em contato com a João Financeira. Para isso, basta CLICAR AQUI.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!