Para a segurança dos beneficiários do INSS, quando estes desejam realizar a contratação pela 1ª vez de empréstimo consignado, devem realizar o desbloqueio desse! Confira:
É disponibilizado pelo INSS, um serviço que então permite os aposentados e pensionistas do INSS, realizarem um bloqueio ou desbloqueio dos benefícios previdenciários para a contratação da modalidade de empréstimo consignado.
Conforme o INSS, a solicitação desta ação pode ser realizada pela internet, não tendo a necessidade de o beneficiário locomover até a agência física. Confira agora mais informações a respeito do bloqueio e desbloqueio da aposentadoria para a realização da contratação de empréstimo consignado.
Viu isso? INSS pode pagar para um grupo exclusivo de aposentados um abono extra de R$ 4500
Quem pode realizar este serviço?
Para realizar então o bloqueio e desbloqueio do benefício previdenciário para empréstimo consignado. Pode então, o titular da aposentadoria ou pensão por morte e também, o representante legal deste benefício. Vale ressaltar que o procurador, não pode realizar a solicitação deste serviço.
Como realizar a solicitação:
Para realizar a solicitação desta ação, realize os seguintes passos:
- Acesse o Meu INSS, pode optar em acessar pelo site ou por meio do aplicativo, que está disponível para download para dispositivos Android e iOS;
- Clique em “Novo Perdido”;
- Escreva o nome do serviço/benefício que você deseja então realizar;
- Leia o texto que deve aparecer na tela inicial e avance para as demais instruções.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Documentação necessária para isso:
O número do CPF, em todos os casos, é um documento necessário. Porém, caso então você seja procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representante legal (tutela, curatela, terno de guarda);
- A documentação de identificação que possuí então foto (RG, CNH ou CTPS) e além disso, CPF do procurador ou representante.
Cerca de 30 dias, deve demorar para receber a resposta, conforme o INSS. Para acompanhar então a resposta, basta seguir este processo:
- Acesse o Meu INSS;
- Acesse “Consultar Pedidos”;
- Encontre o seu processo na lista;
- Para consultar mais detalhes, acesse “Detalhar”.
Viu isso? Surpresa para os aposentados: INSS pagará 4 abonos extras; veja quais você recebe
Recomendação do Banco Central antes de realizar a contratação de algum empréstimo consignado:
- Não realize qualquer pagamento adiantado para obter então empréstimo;
- Realize pesquisas e comparações de taxas de juros e condições oferecidas por outras instituições financeiras. Além disso, repare Custo Efetivo Total (CET), no qual, resume o custo total da operação em percentual;
- Importante verificar, se o banco é autorizado pelo Banco Central se caso tem algum convênio com a fonte pagadora. Por exemplo, em caso do empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS, caso a instituição conveniada com o INSS;
- Não assine contrato ou alguma proposta de contrato em branco;
- Importante não aceitar a intermediação de pessoas com promessas de realizar uma aceleração no crédito;
- Não dê seu cartão magnético e a senha do banco para pessoas terceirizadas;
- Lembre-se que então este tipo de operação acaba representando suas dívidas que pode afetar a renda pessoas e familiar futuramente. Isso, em razão do desconto ocorrente mensalmente com o pagamento das parcelas do empréstimo.
- Se caso você queira realizar a transferência do contrato para outra instituição financeira, importante ler as informações da portabilidade de crédito.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!