Essa é uma notícia para os aposentados e pensionistas que precisam pagar suas dívidas e ainda ajudar seus familiares e amigos próximos através do empréstimo consignado. Isso porque em 2022 já estamos tendo mudanças nas regras de solicitação dessa modalidade de crédito que costuma ser de grande ajuda para os beneficiários do INSS e servidores públicos.
Leia mais: Decisão sobre o artigo 29 – JÁ SAIU?
A principal mudança não é muito boa. Ela se trata da redução da margem de crédito do consignado, que saiu de 40% para 35% até que, no fim do ano passado, essa margem chegou a 30%. Entretanto, existe a possibilidade de que essa margem volte a ativa, porque essa solicitação já está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. Entenda quais foram as mudanças atuais e o que ainda pode acontecer.
Margem de crédito do empréstimo consignado
Portanto, detalhando o que falamos rapidamente acima, até o dia 31 de dezembro de 2021 os aposentados e pensionistas tinham o direito de utilizar até 40% dos seus rendimentos para contratar crédito consignado. Esse percentual era dividido em 35% para o empréstimo consignado e o outros 5% seriam para gastar com o cartão de crédito consignado.
Todavia, a partir do dia 1 de janeiro de 2022 o prazo para gozar desse benefício acabou e com isso o limite retornou ao normal, sendo 30% para empréstimos pessoais e 5% para as despesas e saque do cartão consignado. Isso significa que a partir deste mês os bancos não podem descontar mais do que esse percentual acima.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Sendo assim, para quem não está habituado, o cartão de crédito consignado funciona como um cartão comum, sua única diferença está no fato de que a fatura desse cartão é descontada na folha de pagamento. É por isso que o governo consegue agir para limitar esses gastos através da margem do crédito consignado.
Ofício prevê a volta da margem de 40%
O ofício que prevê o aumento da margem de crédito dos consignados ao percentual de 2021 já está nas mãos do presidente. Segundo o senador Heinze, o presidente Jair Bolsonaro se mostra convergente a essa proposta, que solicita novamente esse aumento pelo período de no mínimo 12 meses. O senador complementou informando que o Governo Federal deve demonstrar sensibilidade com os aposentados e pensionistas.
Mudanças nas tarifas e juros
Além das mudanças acima, houve um pequeno acréscimo no que se refere aos juros. Sendo assim, esse percentual subiu de 1,8% para 2,14% ao mês para o ano em que estamos. Além disso, as taxas de operações no cartão de crédito subiram de 3% para 3,06% ao mês, um tímido aumento que vai mudar pouquíssimo no valor final que os aposentados e pensionistas já pagam.
Leia mais: 13º SALÁRIO afinal será ANTECIPADO? Veja agora!
Outro ponto é que agora o prazo de carência para o aposentado ou pensionista solicitar outro empréstimo é de 90 dias, em contraste com a anterior que indicava um prazo mínimo de 30 dias até a próxima solicitação.
Gostou das informações sobre o Empréstimo Consignado? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações: