O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que aumenta a margem consignável do INSS.
Ocorre que nesta nova lei também foi concedido o empréstimo consignado para os trabalhadores com carteira assinada.
Ocorre que anteriormente o beneficio da margem consignada era conhecido por ser vantagem apenas para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
No entanto esta realidade mudou. E o valor do empréstimo consignado para os celetistas já pode ser contratado. Confira.
Qual o novo valor da margem consignada para os trabalhadores celetistas?
Para os trabalhadores celetistas, aqueles que trabalham sob o regime da CLT, foi liberado um valor de margem consignável de 40%. Sendo que o percentual de valores deverá ser utilizado da seguinte forma:
- 35% para empréstimo e financiamento consignado
- 5% para cartão de crédito.
Leia Mais: PEC dos auxílios libera 2 mil reais para os taxistas!
Além disso, os participantes do Auxílio Brasil e servidores agora também são comtemplados com a nova margem de 40%
No entanto, os aposentados e pensionistas do INSS e os participantes do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) foram beneficiados com a margem de 45%. No entanto, a diferença entre os outros grupos é que os segurados da previdência social receberão um valor de margem extra de 5% para utilizar com um novo cartão beneficio.
O empréstimo consignado que é abrange os trabalhadores celetistas é chamado de consignado privado. Sendo que a garantia do pagamento é o FGTS e como nos empréstimos consignados para aposentados é feito o desconto no salário para pagamento das parcelas.
Como será o empréstimo consignado para os trabalhadores CLT?

O valor da taxa de juros do crédito consignado é mais baixo que se for feito um empréstimo pessoal ao celetistas.
Leia Mais: Saiu agora: Novo limite no empréstimo consignado dos aposentados
O empréstimo consignado possui taxas de juros menores do que o crédito pessoal, isto porque, o risco da operação do consignado é muito menor do que a do empréstimo pessoal.
Desse modo, o consignado além de possuir uma garantia, ainda desconta o valor das parcelas do empréstimo diretamente do salário do trabalhador. O que diminui o risco de inadimplência.
Assim no empréstimo pessoal o pagamento será feito por meio de boletos. O que aumenta as chances de o devedor não honrar com seus compromissos
Portanto, o pagamento do empréstimo consignado poderá ser feito em até 96 parcelas. Quando se fosse um empréstimo pessoal existem bancos que possuem parcelas de no máximo 18 a 24.
Desse modo, é bastante vantajosa para o trabalhador celetista adquirir o empréstimo consignado, já que a taxa de juros será bem menor que a de um empréstimo pessoal.
Importante lembrar então, que o trabalhador celetista poderá adquirir o empréstimo consignado que comprometa até 35% de seu salário mensal com o valor das parcelas. Sendo, que ainda possui uma margem que poderá consumir assim 5% de seu salário para utilizar com pagamento do cartão de crédito consignado.
Como requerer o empréstimo consignado?
Os trabalhadores celetistas devem então ir até uma agencia bancária de sua confiança com seus documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda e fazer um requerimento de análise de crédito consignado.
Leia Mais: Pagamento de um abono extra do INSS pode ser liberado em breve
Desse modo, a instituição financeira poderá fazer uma simulação de valores que podem ser liberados, além de fornecer o valor das parcelas para que você possa analisar a viabilidade e adquirir o empréstimo consignado para clt.
Lembrando, que o empréstimo consignado é o mais vantajoso por ter os juros mais baixos do mercado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o MARGEM SOCIAL. Clique no link e saiba mais:
Margem Social: 20 mil reais liberados a juros baixos?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.