Uma péssima notícia assolou a vida dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nos últimos dias. Após redução das taxas de juros na modalidade de crédito consignado, alguns grandes bancos confirmaram a suspensão da modalidade de crédito, uma vez que se tornou inviável para os mesmos a comercialização do serviço.
A redução da taxa de juros do consignado, aprovada em reunião do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) no último dia 13 de março, é pauta do Ministro da Previdência, Carlos Lupi, uma vez que a modalidade é extremamente segura para os bancos e poderia custar menos aos contratantes.
No entanto, o que parecia ser uma ótima decisão para todos, não se mostrou assim tão boa. E hoje, dia 28 de março, está prevista uma nova reunião do CNPS para discutir sobre a viabilidade de se rever essa taxa juros para que os bancos possam retroceder na decisão de suspensão do consignado.
Qual foi a razão da suspensão dos consignados?
Um triste anúncio para aposentados e pensionistas do INSS em 2023. Após a redução das taxas de juros para empréstimos consignados do INSS, dez bancos já confirmaram que deixarão de oferecer a modalidade.
Atualmente, antes da suspensão, beneficiários do INSS poderiam contratar mais de R$ 18 mil em crédito para beneficiários do INSS, com juros mais baixos e outras facilidades extras.
Leia em seguida: Caixa Tem: Veja como excluir dispositivo cadastrado; Passo a Passo
Em reunião realizada no último dia 13 de Março, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), pautado pelo Ministro Carlos Lupi, estabeleceu novas taxas de juros para o empréstimo consignado do INSS.
Leia em seguida: Como consultar os valores disponíveis no PIS PASEP 2023? Veja agora
A nova taxa seria de 1,7% ao mês, em contraste com a taxa anterior de 2,14%. Segundo fontes internas, os bancos defendiam taxas entre 1,9% e 2,04%, enquanto sindicatos de proteção dos aposentados defendiam uma taxa de 1,8%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Empréstimo consignado continua suspenso pelos bancos?
Alguns bancos informaram que ainda estão oferecendo a modalidade de crédito consignado para os aposentados, mesmo com os juros mais baixos.
Leia em seguida: Novidade: Mudanças no empréstimo consignado para BPC; saiba mais
São eles o Banrisul e o Sicoob Coopernapi, que é a cooperativa bancária do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos). Para contratar o empréstimo junto à cooperativa do sindicato, é preciso ser sócio do sindicato e pagar uma taxa mensal.
No entanto, grande maioria dos bancos já deixaram de oferecer o empréstimo consignado para os aposentados. São eles:
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- Itaú Unibanco
- Bradesco
- Mercantil (suspendeu só o empréstimo pessoal, o cartão consignado segue valendo)
- PAN
- Bem Promotora
- Daycoval
- PagBank (suspendeu só nos correspondentes bancários, continua oferecendo pelo app)
- C6 Bank
Decisão sobre a suspensão do consignado poderá ser anunciada hoje (28)
Como já mencionamos, o empréstimo consignado é a opção mais vantajosa para quem precisa de crédito. Com um teto de juros de 2,14% ao mês, antes da redução, essa linha de crédito é muito mais acessível que o cartão de crédito consignado, que possui taxa de juros de 3,06% ao mês.
No entanto, após o Conselho Nacional de Previdência Social reduzir os juros para 1,7% ao mês no empréstimo e 2,62% no cartão, os bancos suspenderam a oferta dessa linha de crédito, alegando que a redução inviabilizava a liberação.
Porém, uma nova reunião foi marcada para hoje, 28 de março, entre as 14h e as 18h, e o objetivo é chegar a um acordo intermediário, que agrade tanto os beneficiários quanto os bancos.
O que poderá mudar? Portanto, a proposta dos bancos é de juros a 2,01%, enquanto o Governo ofertou uma taxa a 1,95%. O acordo que deverá ser sacramentado hoje poderá ser de um teto de juros de 1,99%.
Assim que definida essa nova taxa de juros, é possível que os bancos retomem a oferta de empréstimo para aposentados.
Leia em seguida: Saque de contas inativas do FGTS libera grana extra para brasileiros; Veja agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja o vídeo: 13º Salário do INSS será antecipado em 2023? Veja o que decidiu o INSS.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!