Tem novidade do empréstimo consignado chegando! Portanto, os aposentados e pensionistas que desejam contratar um novo crédito do INSS serão beneficiados. Afinal, os principais bancos do país já estão adotando uma nova tarifa de juros mensal a partir da redução da taxa Selic.
A aprovação da novidade ocorreu no último dia 20 de setembro. Portanto, os grupos que têm acesso a esse tipo de crédito terão ainda mais facilidade.
Após o Banco Central ter anunciado uma nova redução para a taxa Selic, alguns bancos já acompanharam essa mudança. Veja, a seguir, o muda no empréstimo consignado.
O que muda no empréstimo consignado?

Veja abaixo as mudanças para o empréstimo consignado:
A Selic passou de 13,25% para 12,75% ao ano. Portanto, usa-se a taxa como referência para todos os produtos financeiros a longo prazo, como empréstimos e financiamentos. Assim, a ideia é baratear a oferta de crédito.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica anunciaram redução no consignado do INSS. O anúncio realizou-se no mesmo dia em que a Selic caiu. Vale lembrar que esse é um dos principais tipos de crédito contratados nestas duas instituições.
O consignado do INSS no Banco do Brasil caiu para 1,71% na faixa mínima, mas a máxima passou para 1,85% ao mês. Portanto, vale para aposentados e pensionistas que já quiserem contratar o empréstimo consignado.
A Caixa Econômica reduz o consignado para a partir de 1,55% ao mês, mas para todos que contratarem este tipo de crédito. Todavia, o banco não informou qual será a taxa cobrada especificamente para os aposentados ou pensionistas do INSS. A nova taxa já está em vigor.
O empréstimo consignado desconta-se na parcela do salário do aposentado. Portanto, as instituições financeiras conseguem taxas de juros mais vantajosas comparada ao crédito pessoal. Afinal, elas têm a garantia do salário do cidadão todo mês e do pagamento das parcelas a partir do desconto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Novo teto de juros
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, prometeu nova redução no consignado do INSS. De acordo com ele, a ideia é acompanhar o corte na Selic e trazer um novo limite de cobrança para o crédito destinado aos aposentados e pensionistas.
Desde agosto o teto de juros atual é de 1,91% ao mês, mas cada banco pode adotar a tarifa que desejar dentro desse limite. Por exemplo, a Caixa Econômica escolheu reduzir para a partir de 1,55%.
Leia mais: Justiça está proibindo bancos de liberar empréstimo consignado – Veja agora
Vale ressaltar que os bancos já operam abaixo do teto estabelecido pelo governo. Portanto, ao todo, 33 bancos brasileiros colocam o consignado do INSS como um dos seus produtos disponíveis para contratação.
Leia mais: Aumento de R$141 será liberado para Aposentados e Pensionistas – Veja agora as últimas novidades
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!