O consumidor que está com nome negativado devido a dívidas que não conseguiu pagar tem mais dificuldades para conseguir um novo crédito nas instituições financeiras. Ocorre que os bancos avaliam o parâmetro de bom e mal pagador dos cliente para liberar ou não um empréstimo, financiamento ou outros tipos de créditos.
Por outro lado, a inadimplência no país está aumentando e isto não decorre apenas de falta de compromisso com planejamento financeiro dos brasileiros. Ocorre que o poder de compra da população é baixo e algumas operações cobram juros muito altos, o que acaba levando a inadimplência de diversos brasileiros.
Desse modo, surgiram formas para que a população acesse linhas de crédito sem que seja analisada a situação do CPF do requerente. Desse modo, o fato de o nome do consumidor estar negativada não interferirá na concessão do crédito pelo banco. Por outro lado, pode ser que o contrato exija garantias, como, por exemplo, de um bem imóvel ou até mesmo de um bem móvel, como um veículo. Sendo assim, veja como solicitar crédito mesmo estando negativado.
O valor de R$ 100 mil liberado pela Caixa Econômica Federal será para negativados?
A Caixa Econômica Federal (CEF) possui linhas de crédito que liberaram até R$ 100.000,00 para o consumidor, sem exigir que o nome do cliente esteja limpo. Isto porque, ao contrair está linha de crédito, não será feita a consulta do CPF dos contratantes.
Leia Mais: Governo antecipa calendário de pagamento do Vale Gás; Confira
Além disso, está linha de crédito possui juros relativamente baixos de 1,99%. Sendo importante entender que está linha de crédito só será liberado desta forma, sem exigir a consulta do CPF do contratante, pois será exigida uma garantia contratual.
Dessa forma, a CEF concederá a linha de crédito mediante garantia de penhor. Portanto, o consumidor deverá oferecer um objeto que será avaliado pelo banco e a depender do valor da avaliação o consumidor poderá solicitar o crédito em troca do objeto oferecido.
Desse modo, como o contrato será garantido pelo penhor, a instituição financeira não corre o risco de ser prejudicada caso haja a inadimplência do cliente. Sendo assim, como existe uma segurança na operação o banco consegue oferecer uma condição melhor de taxa de juros.
Leia Mais: Empréstimo Consignado Auxílio Brasil tem novas mudanças; Confira
Portanto, o valor que será liberado ao cliente, vai depender do valor que o objeto for avaliado.
Quais objetos podem ser oferecido para penhor?
A Caixa Econômica aceitará para penhora objetos que tenham alto valor. Desse modo, a CEF aceita os seguintes objetos: relógios de alto valor; pratarias; joias; perolas originais; canetas valiosas; metais nobres, como outro, diamante, entre outros.
Leia Mais: Caixa libera pagamento extra para trabalhadores; Veja como receber
Desse modo, como o objeto será a garantia da operação, se o cliente deixar de honrar com o pagamento do valor liberado, o item dado para penhora será da posse do banco, que poderá colocar o objeto para leilão.
Portanto, é assim que o banco recuperará o valor do empréstimo liberado, caso haja inadimplência do consumidor.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os PAGAMENTOS EXTRAS PARA APOSENTADOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Pagamento EXTRA acaba de ser LIBERADO! Vitória dos aposentados
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.