No mês de outubro, a taxa média do empréstimo pessoal entre os maiores bancos do país teve um crescimento de 2,78%, segundo o levantamento realizado todos os meses pelo Procon-SP. A taxa média do mês de outubro ficou 0,20 ponto percentual acima da que foi registrada em setembro.
O devido levantamento foi realizado no último dia 3, e revelou que os encargos em outubro são de 7,40% em média. No mês passado, os encargos estavam em 7,20% aproximadamente.
Razões da alta das taxas de juros para empréstimo pessoal

As altas taxas aplicadas, especialmente pelo banco do Bradesco e pelo Itaú, contribuíram para as altas de outubro. O Bradesco, por exemplo, subiu a taxa de 9,76% para 9,78% (aumento de 0,02 ponto percentual, que representa uma variação de 0,20%); e o Itaú aumentou a taxa de 8,34% para 9,53% (aumento de 1,19 ponto percentual, na qual representa uma variação de 14,27%).
Esse levantamento realiza-se todos os meses pelo núcleo de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor nos bancos Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander.
Leia em seguida: Não Recebeu 13º Do INSS Adiantado? Você Pode Receber Em Novembro; Saiba Mais
A Caixa é um banco que está realizando um empréstimo com taxa de juros mais baixa, com encargos de 4,72%. Por outro lado, a taxa mais alta é do Bradesco, com 9,78%.
Empréstimo pessoal taxa de juros dos bancos 2022
Confira abaixo a taxa de juros para empréstimo pessoal de alguns bancos:
- Bradesco 9,78%
- Itaú 9,53%
- Santander 7,89%
- Banco do Brasil 6,57%
- Safra 5,90%
- Caixa Econômica Federal 4,72%
Leia em seguida: 12 Milhões Têm Direito Ao Saque De R$ 1000 Do FGTS; Confira Se Você Está Na Lista
E o cheque especial?
No caso do cheque especial, a taxa média cobrada para o cheque especial foi de 7,96% ao mês. A taxa média dessa modalidade de crédito segue sem alterações desde o mês de fevereiro de 2022. Segundo a resolução do Banco Central de novembro de 2019, a cobrança da taxa de juros do cheque especial é limitada a 8% para a pessoa física.
Leia em seguida: Governo Anuncia Nova Projeção Do Salário Mínimo Para 2023; Confira O Que Mudou
Quem pode contratar empréstimo pessoal?
Todos as pessoas podem contratar o empréstimo pessoal, sendo trabalhador autônomo, aposentado, pensionistas e até mesmo negativados. Na maioria dos casos precisa comprovar renda, ou seja, a comprovação de que a dívida terá como ter a quitação concretizada.
Leia em seguida: Entenda Por Que O Projeto Do 14º Salário Do INSS Não Avançou No Congresso
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!