Muitos brasileiros não sabem que podem antecipar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Isto porque, a crença de muitos é que o valor só será pago somente no mês de aniversário do trabalhador.
No entanto, existem algumas possibilidades que autorizam que o beneficiário saque o valor que tem direito no saque-aniversário de forma antecipada.
Dessa forma, a medida é uma forma de ajudar os trabalhadores que precisam de uma renda extra. Isto porque, o trabalhador poderá antecipar a parcela do saque aniversário a juros reduzidos de 2,04%.
O que é o FGTS?
Primeiramente, é necessário entender que o FGTS é um benefício exclusivo de trabalhadores celetistas. Sendo que o fundo também é conhecido como uma poupança forçada. Já que existem requisitos para ser sacado. Ou seja, o trabalhador deverá se encaixar em situações especificas para ter direito ao saque do valor.
Leia Mais: Aposentados sem margem: Saiba como conseguir empréstimo sem burocracia agora mesmo!
Uma das causas mais comuns e conhecidas para o saque do FGTS é a demissão sem justa causa.
O FGTS é uma forma de proteger o trabalhador e garantir que o mesmo possua uma renda para casos inesperados, no qual perdeu o emprego ou precisou deixar de trabalhar devido a alguma doença e outros casos.
Sendo assim, de acordo com a lei, o empregador deverá depositar o valor correspondente a 8% do salário do empregado, mensalmente, em uma conta em nome do trabalhador vinculada ao FGTS. Portanto, o recolhimento do fundo é uma obrigação do empregador e o valor que deve ser recolhido não poderá ser descontado do salário de empregado, como se faz com o INSS.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
O trabalhador poderá optar pelo saque-aniversário dos valores depositados no fundo. Nestes casos não será necessário que o empregado tenha sido demitido ou aposentado, por exemplo.
Leia Mais: ABONO NATALINO: Lula anuncia calendário de pagamento para aposentados – Confira!
Sendo assim, o trabalhador que optar pela modalidade poderá sacar anualmente de 5% a 50% do valor depositado em sua conta do fundo. O percentual dependerá de quanto o beneficiário possui na conta do fundo.
Portanto, o saque será feito no mês de nascimento do segurado. Porém, é necessário saber que aqueles que optam por está modalidade não tem direito ao saque rescisão, que da direito ao trabalhador fazer o saque de 100% do valor depositado na conta do FGTS em caso de demissão.
Como pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS?
Para conseguir antecipar o saque-aniversário você deverá ter mais de R$ 450,00 depositados em sua conta, ser maior de 18 anos ou ser emancipado. Sendo assim, bastará autorizar que os bancos consultem os dados do seu FGTS para realizar o cadastro da antecipação do saque-aniversário.
Leia Mais: Bolsa Família: Novo pente-fino pode suspender benefícios; Confira se você está na lista!
Sendo assim, o pedido de antecipação do saque aniversário poderá ser feito em até 10 parcelas e ainda será aplicada taxa de juros reduzidos a 2,04%. No mais, o valor liberado corresponde a 80% do valor depositado no fundo.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.