A pandemia da Covid-19 foi responsável por mudanças em algumas regras no empréstimo consignado INSS para aposentados e pensionistas. Além disso, houve transformações temporárias e outras permanentes. Por isso, é necessário entender o que ainda vale em 2022.
Leia mais: SENADO Acaba de aprovar mudanças nos empréstimos consignados – MP 1106
Essa modalidade de crédito é destinada para aposentados, pensionista, BPC/LOAS. E, se aprovado, para beneficiários do Auxílio Brasil.
Portanto, continue acompanhando para saber mais sobre o empréstimo consignado INSS. Confira quais são as novas regras de juros do consignado para 2022.
Mas antes, ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Taxas e regras do empréstimo consignado INSS
Atualmente, os juros do empréstimo consignado INSS é de 2,14%. Na época da pandemia, as taxas estavam menores, pois o governo fez a redução para ajudar a população a ter condições de conseguir crédito.
No entanto, o pedido de aumento foi uma solicitação dos bancos. Dessa forma, a justificativa foi em função da elevação dos custos e a queda da concessão.
Hoje em dia, o limite do empréstimo consignado do INSS é 40%. Mas está em aprovação a emenda que prevê o aumento para 45%. Em ambas as situações, o beneficiário tem direito a 35% de crédito para empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado. Em caso de aprovação da nova porcentagem, os outros 5% são para o novo cartão para aposentados de uso em farmácia, planos de saúde e afins.
O desconto das parcelas do empréstimo é feito no próprio benefício do solicitante. Dessa forma, considera-se o índice de inadimplência muito menor, e as chances de aprovação para negativados aumentam.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como calcular os juros do empréstimo consignado INSS
Além de considerar o crédito solicitado, observe o tempo do empréstimo e a taxa Selic. Portanto, o cálculo dos juros é definido da seguinte forma:
- O custo efetivo total (CET);
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
- Seguros, taxas administrativas e outros.
A situação econômica brasileira também pode ser um dos fatores utilizados para o cálculo. O ideal é usar uma calculadora ou simulador de empréstimo.
O crédito consignado é controlado pelo CNPS. Portanto, as regras de juros máximos, quantidade de meses e limite contratados são definidas por ele.
Por fim, o empréstimo consignado do INSS é um dos mais solicitados no Brasil em função da sua taxa de juros atrativa. No entanto, recomendamos analisar as propostas antes de fechar qualquer negócio, especialmente se for pela internet.
Leia mais: Aprovada MP que libera empréstimo para aposentados, pensionistas e BPC/Loas
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!