Veja agora! Governo federal adota medidas para conseguir terminar com a fila do INSS. Todas as informações você encontra aqui.
Anualmente, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, recebe milhares de requerimentos dos brasileiros para acesso aos benefícios previdenciários disponibilizados. Entretanto, a fila de espera cresce a cada dia mais e a análise das solicitações acabam demorando.
Em seguida você confere mais detalhes sobre a fila de espera do INSS!
Fila do INSS conta com 5,5 milhões de brasileiros
A equipe de transição do novo governo, que conta com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou a identificação de quantos brasileiros aguardam a análise da solicitação de concessão dos benefícios previdenciários na fila do INSS. Nesse sentido, a estimativa é que 5,5 milhões de pessoas compõem a fila, incluindo os requerimentos de aposentadorias, auxílios e revisões negadas.
Leia em seguida: INSS Poderá Parar HOJE; Aposentadorias Correm O Risco De Não Serem Pagas
Os indicadores são do mês de setembro, pois o INSS leva em média 45 dias para analisar a solicitação feita de acesso aos benefícios previdenciários. Dessa forma, o governo Lula, pretende recriar o Ministério da Previdência e incorporar a Dataprev a ele, conforme informou o advogado e integrante da equipe de transição, Fabiano Silva dos Santos.
Fabiano destacou que a Dataprev:
“É uma empresa que foi sucateada. Tem que fazer concursos para trazer mais pessoas para trabalhar lá, pois além do INSS, eles atendem também Auxílio Brasil”.
Leia em seguida: Veja Casos Em Que A Pensão Por Morte Pode Ser Cancelada
A Dataprev é uma empresa de suma importância para a redução da fila do INSS, pois é de sua responsabilidade, o processamento e o pagamento de cerca de 35 milhões de benefícios previdenciários. E, da creditação do salário de benefício para os participantes do programa social Auxílio Brasil.
Leia em seguida: O Que Fazer Para Não Ser EXCLUÍDO Do Vale-Gás De Dezembro? Entenda
Dataprev
Na gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro, a Dataprev está subordinada ao Ministério da Economia, com gestão de Paulo Guedes, passando a utilizar inteligência artificial para acelerar a análise de requerimentos de acesso aos benefícios previdenciários. Contudo, a fila do INSS apenas aumentos, diante os pedidos que foram indeferidos de modo automático.
Leia em seguida: Auxílio Caminhoneiro Paga R$ 1 Mil Ainda Esse Ano; Veja Calendário
Consoante os dados da Dataprev, em decorrência de erros que constam nos cadastros dos brasileiros, o reconhecimento automático dos pedidos acabam os negados, o que poderia ser evitado se a análise fosse feita por meio de um servidor do órgão previdenciário.
Desse modo, o solicitante acaba saindo da fila de análise de benefício e entra na fila de esperar de recursos analisados pelo INSS. Por muitas vezes os recursos demoram para ser analisados, podendo a pessoa aguardar anos na fila.
Leia em seguida: Governador Aprova Pagamento Do 14°Salário: Saiu Lista De Quem Recebe
O objetivo da equipe de transição, por meio da recriação do Ministério da Previdência Social, é fazer a contratação de mais servidor através de concursos públicos. E, assim, melhorar o atendimento realizado e diminuir a fila de espera do INSS.
Como faço para entrar com pedido de aposentadoria?
Para fazer o pedido de aposentadoria, primeiramente você precisa preencher os critérios estabelecidos pela legislação brasileira. Posteriormente, a solicitação pode ser feita através do Meu INSS ou da Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Leia em seguida: Serasa Ecred Oferece Empréstimo Com Juros A Partir De 0,99% Ao Mês
Confira também: Aprenda como fazer saque de valores esquecidos
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!