Você conhece o empréstimo do Bolsa Família? O programa, lançado em 2003 pelo governo federal, ajuda famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza com sua renda. Mas vai mudar! Veja a seguir como solicitar e como funciona com as novas regras!
O que é o empréstimo Bolsa Família?
A PEC 14.431, que liberou os empréstimos consignados para o Auxílio Brasil em 2023, foi alvo de diversas críticas por parte de políticos, beneficiários e a mídia tradicional.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
Isso, pois, além das taxas de juros mais altas, a modalidade tinha como público alvo, brasileiros já na faixa da pobreza ou extrema pobreza, o que aumentava o risco de endividamento para esta parcela da população.
Assim, quando houve o anúncio de um novo empréstimo consignado para o Bolsa Família, muitos ficaram preocupados quanto a novos riscos, mas tudo mudou.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Segundo o Ministério do desenvolvimento Social e Controle da Fome, esse atendimento de empréstimo consignado já atingiu mais de 13 milhões de domicílios em todo o país.
Quais as regras do empréstimo Bolsa Família?
Em 9 de fevereiro, o governo federal anunciou regras mais rígidas para o empréstimo, que foi sancionado em agosto e começou a ser oferecido em outubro de 2022.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
As novas regras publicadas no Boletim Oficial da associação, o limite de desconto dos benefícios pagos às famílias beneficiárias do Bolsa Família ou de outros programas federais será restringido a 5% em vez de 40%.
Além disso, o número de pagamentos não pode exceder seis vezes consecutivas. Anteriormente, o número de parcelas não podia ultrapassar 24. A taxa de juros não podia ultrapassar 2,5%. A taxa está abaixo do normal em 3,45% ao mês.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
E quanto as regras do Bolsa Família?
Assim como no Auxílio Brasil, os depósitos do Bolsa Família 2023 continuarão sendo feitos por ordem do número final do NIS – veja o calendário completo abaixo – sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês.

Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
É certo que também nada mudou neste aspecto. O destinatário não precisa alterar ou atualizar o cartão. Os mesmos cartões, Auxílio Brasil continuam válidos para saques e transações.
O valor mínimo de R$ 600 por família não estava previsto para este ano, mas foi garantido com a aprovação da chamada PEC de transição – transformada em emenda constitucional 126 – que permitiu o reajuste do orçamento e confirmada pela medida provisória 1155 /2023, publicado no diário Oficial da associação em 2 de janeiro.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.