O empréstimo consignado do INSS é uma forma segura e barata de obter valores e pagar baixas taxas de juros. Mas haverá suspensão do consignado em 2023?
Um grupo não poderá mais contratar empréstimos consignados. Saiba agora quem terá a suspensão do empréstimo e como ficarão os empréstimos contratados anteriormente. Boa leitura.
Como funciona o empréstimo consignado
O Empréstimo Consignado é um tipo de empréstimo que é concedido por meio da garantia do débito em conta das parcelas contratadas.
Muitos aposentados e pensionistas aderem a esse tipo de empréstimo, pois suas taxas de juros são muito baixas com relação às outras taxas de juros que os bancos usam.
Leia mais: Quando começa o pagamento do novo Bolsa Família? Veja agora
Atualmente está cada vez mais simples contratar um empréstimo consignado, pois ele pode ser solicitado por meio digital e com o reconhecimento biomédico da face, é também muito seguro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Suspensão do Consignado
A suspensão do consignado foi definida por meio da Portaria 1.114, e reza que as instituições financeiras não poderão conceder empréstimos para um grupo de pessoas beneficiárias do INSS.
Leia mais: Lula autoriza nova medida para o Bolsa Família! Confira!
Segundo a presidente do INSS, a suspensão do consignado está acontecendo, em decorrência da vulnerabilidade de quem recebe o benefício assistencial.
No Brasil, as pessoas têm pouca educação financeira, e lidar com empréstimos e cálculos complexos pode piorar ainda mais a vida de pessoas idosas e que não tenham conhecimentos sobre finanças.
Quem terá a suspensão do consignado ?
O grupo de pessoas que terão a suspensão do consignado são aquelas que recebem o benefício assistencial do governo BPC/ Loas.
Esses beneficiários terão que se ajustar às novas regras e não poderão solicitar nenhum empréstimo consignado a partir de agora.
As margens do consignado mudaram para 45%, sendo que 35% é para empréstimo consignado, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para o cartão benefício.
Leia mais: Novidade: Veja mudanças no empréstimo consignado do Bolsa Família;
Se você tem empréstimos já contratados, não precisa se preocupar, pois não terá mudanças com estes. As parcelas já contratadas serão automaticamente debitadas de seu benefício.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!