A aposentadoria é um benefício legítimo para todos os funcionários. Depois de muitos anos trabalhando Os contribuintes estão ansiosos para a aposentadoria. Para receber esse benefício, todos os anos de contribuição e emprego devem ser comprovados. Mas onde encontrar esses comprovantes? No extrato previdenciário! Confira a seguir como funciona!
O que é um extrato previdenciário (CNIS)?
Um extrato previdenciário do CNIS ou extrato da Previdência Social é um documento oficial do governo que contém todas as contribuições, benefícios e salários do emprego durante toda a vida de um cidadão.
Este extrato contém todas as informações sobre os trabalhadores o número do NIT, a duração da assinatura, o valor do salário de assinatura, entre outras informações essenciais para o pedido de pensão.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
Depois de coletar todos os seus títulos, salários e pagamentos feitos por meio do CNIS e outros documentos, como carteira de trabalho e contrato de trabalho. Você poderá solicitar os benefícios do INSS.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
Para que serve o extrato previdenciário?
É comum encontrar um erro de registro em sua declaração de Previdência Social, como um valor de salário incorreto ou uma data de contribuição errada.
Mais recentemente, o INSS só permitia pedidos de alteração dessas informações com requisições de benefícios da Previdência Social.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Atualmente, já é possível solicitar a correção de informações de postagem a qualquer momento, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil fica essa correção.
Idealmente, você deve verificar suas proclamações várias vezes ao ano para garantir que suas informações estejam corretas.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
Como obter o extrato previdenciário?
Atualmente é possível obter o cartão previdenciário pelo portal Meu INSS, em uma agência física do INSS ou em uma agência bancária.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
- Pela agência: o assalariado ou seu advogado trabalhista pode ir a qualquer agência do INSS e solicitar o CNIS. Você precisará apresentar seus documentos, RG, CPF e NIT (Número de Identificação do assalariado).
- Consulta ao banco CNIS: se você possui conta na Caixa Econômica Federal ou no banco do Brasil, pode acessar determinadas informações do CNIS por meio dessas agências. Por exemplo, se você acessar o site da Caixa Econômica Federal, encontre o menu “FGTS e Serviços ao cidadão e clique em “Extrato Previdenciário” para visualizar as contribuições mensais pagas.
- Consulta online com CNIS (Meu INSS): também é possível solicitar a declaração previdenciária pelo site Meu INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.