Confira agora! Aprenda como vender dívida de empréstimo e garantir dinheiro no seu bolso. Todas as informações você encontra aqui:
A venda de dívida de empréstimo consignado, se torna uma alternativa para aqueles que estejam precisando de dinheiro, mas estão sem margem consignável para fazer novas contratações da modalidade.
Nesse sentido, a venda consiste na portabilidade do empréstimo, ou seja, quando outra instituição financeira realiza a compra da dívida decorrente desse serviço realizado em outra. A partir disso, se gera um novo contrato, podendo contar com o refinanciamento. Podendo gerar um valor de troco, usando a mesma margem e linha anterior, sem comprometer uma nova.
Siga acompanhando e saiba como vender dívidas de empréstimos!
Posso vender dívida de consignado para outra pessoa?

Não. A venda de dívida de empréstimo não é permitida para pessoa física, nem mesmo para cônjuge ou herdeiro. Desse modo, somente vender para outra instituição financeira se torna possível.
Leia mais: Divulgado Novo Valor Do Salário Mínimo De 2023: Confira Os Valores
Meios de vender uma dívida de empréstimo consignado
Saber os meios de como vender dívida de empréstimo consignado, se torna essencial antes de realizar. Assim, após fazer a contratação do serviço, você pode fazer a venda se tiver interesse. Podendo procurar outra instituição financeira de sua confiança para fazer a negociação, havendo a possibilidade de refinanciar o contrato gerado na troca de instituições bancárias.
Leia mais: Agora Sim: Novo Cartão Benefício Foi Aprovado! Saque Liberado
Novo empréstimo com valor quitado
A venda do empréstimo vai ocorrer internamente para a instituição bancária de origem, havendo o pagamento antecipado do contrato. Portanto, a nova instituição, deve fazer a quitação do contrato de forma antecipada e devendo abater os juros, mesmo que não tenha corrido ainda.
Leia mais: Revisão Da Vida Toda Aumenta Salário Dos Aposentados; Confira Valores E Como Solicitar
Dessa forma, gerado o outro contrato, o banco que comprou sua dívida, vai fazer a incorporação do valor da dívida como um novo empréstimo, realizado com essa nova instituição bancária.
Portabilidade
A portabilidade pode ser definida como uma troca de dívida. Ou seja, a nova instituição bancária vai fazer o pagamento total da sua dívida anterior, mas você assume uma nova com ela. Podendo, inclusive, escolhe a redução da taxa de juros ou receber um determinado valor como troco.
Leia mais: INSS Libera Uma Verdadeira Fortuna Para Os Aposentados: Veja Se Seu Nome Está Na Lista
Principais cuidados na portabilidade de dívida
Mesmo havendo facilidade na hora de vender sua dívida de empréstimo, se torna necessário ter cuidados, pois como um empréstimo, pode haver fraudes e golpes. Além disso, você precisa estar ciente das mudanças que o contrato pode passar, como, por exemplo, valor da dívida devidamente atualizado, comparação das condições de cada proposta e organização do seu orçamento por meio da portabilidade.
Leia mais: Ótima Notícia Para Quem Tem +60 Anos: 5 Benefícios LIBERADOS
Deveres do banco de origem
O banco de origem, em que você contratou o empréstimo consignado, precisa passar todas as informações do contrato para você. Assim, se tratando da portabilidade, o prazo para isso ocorrer através da CIP é de até 5 dias úteis. Portanto, precisam deixar esclarecido os seguintes pontos:
Leia mais: INSS Vai Pagar Um Abono Extra Em Novembro: Saiba Quem Recebe
- Prazo total e remanescente do contrato;
- Valor da parcela;
- Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
- Modalidade de crédito;
- Demonstrativo de Evolução da Dívida (DED);
- Saldo devedor atualizado;
- Número do contrato.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!