Confira agora mais informações sobre o mutirão que está ocorrendo do INSS e como isso pode afetar na sua vida! Confira:
Tendo como objetivo de agilizar a liberação dos benefícios previdenciários que acabam dependendo então de perícia médica do INSS. Sendo então o caso do auxílio-acidente ou aposentadoria especial. No último mês de janeiro, havia quase 562 mil pessoas na fila de espera para ter o benefício concedido.
Esses mutirões devem começar ocorrer a partir do mês de março, pela região Nordeste, na qual, seria a região que tem uma maior demanda. O ministro de Previdência, Carlos Lupi, afirmou que seria possível ser reunido dezenas de peritos e assim concentrar os trabalhos durante uma semana em diversas áreas do país, desse modo, sendo acelerado a análise dos casos. Sendo especial então no interior dos estados, onde temos menos profissionais disponíveis para realizar a perícia médica.
Declarações sobre o mutirão do INSS:
Teria então como meta, reduzindo até o fim desse ano de 2023, o tempo médio de espera para realizar a perícia. Cerca de 45 dias seria o prazo considerado adequado, de acordo com Lupi. Este tempo, seria a espera no Estado de São Paulo, no qual, deveria ser dos demais estados do país.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Na Região Nordeste, há locais que o tempo de espera médio para o atendimento, acaba sendo de três a seis meses, não tendo um tempo máximo fixado em lei.
“Estamos organizando [o mutirão]. A secretaria que cuida dessa área, da perícia médica, já está trabalhando nisso. Acho que no máximo em março eu começo a executar por região. Por exemplo: o ABC é uma região de São Paulo e durante uma semana vão 50 médicos peritos com toda equipe. Isso limpa a fila e depois já está na normalidade” disse o Ministro da Previdência Carlos Lupi.
Espera de meses pelo benefício do INSS:
Esta fila de para a perícia médica, acaba incluindo todos os benefícios que seja necessário realizar uma análise médica para ser concedido. Desse modo, temos como, por exemplo:
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
– Auxílio-acidente;
– Auxílio por incapacidade temporária;
– Aposentadoria por incapacidade permanente;
– BPC;
– Aposentadoria da pessoa com deficiência;
– Aposentadoria especial.
Esta fila, ainda seria uma consequência dos atrasos que acabaram sendo provocados com a pandemia Covid-19 de acordo com o Ministro Lupi. O levantamento feito no mês de setembro pelo IBDP, acaba mostrando que o tempo médio de espera para ter acesso aos principais benefício do INSS, acaba passando de três meses. Como vemos a seguir:
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
– BPC por deficiência: 223 dias;
– Auxílio-acidente de qualquer natureza: 140 dias;
– Benefícios por incapacidade acidentária, como auxílio-acidente, invalidez, pensão por morte e auxílio-temporário: 122 dias.
Com este mutirão, o tempo médio de espera dessas filas do INSS, devem ir reduzindo agora.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.