Saber administrar o dinheiro é essencial para viver uma vida financeira equilibrada. Com essa consciência, problemas como inadimplência, acúmulo de dívidas e dificuldade de lidar com imprevistos. Para ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro e das finanças, veja algumas dicas!
Comece mapeando as principais dívidas
Sem se apegar às suas dívidas, faça uma lista de todas as contas e pagamentos em atraso, juntamente com seus respectivos valores.
Em seguida, priorize os itens que você tem que pagar primeiro porque são necessários (como água e electricidade) ou porque são mais caros (cartão de crédito e cheque especial).
Leia em seguida: O que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Entenda
Assim, organize suas finanças para saber quanto terá a cada mês para pagar a inadimplência, considerando outras despesas que já tem.
Aproveite a entrada do 13º salário ou reserve um dinheiro extra que será usado exclusivamente para quitar dívidas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Negocie as dívidas com o credor
Você não precisa aceitar a primeira oferta da empresa para facilitar. Traga uma lista de perguntas que você pode fazer para não perder nada.
Algumas delas: qual é o percentual de desconto da minha dívida total? Se eu remunerar à vista consigo um desconto maior? Se eu remunerar em parcelas, quanto de juros custeado e qual o valor total? Antes de imergir, conferir nossas dicas de negociação de dívidas.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; assim, saiba mais aqui
Então identifique os valores que você pode ter, seus objetivos, e crie contraponto. Trazer documentos que confirmam e expuserem sua verdadeira situação financeira ao credor. Faça um orçamento para saber se o valor negociado cabe no seu bolso e não assuma compromissos que não possa pagar.
Se você ainda tiver dúvidas peça para fazer uma proposta de negociação por escrito. Vá para casa, conversar com a família e volte mais tarde para bater o martelo e subscrever o contrato de renegociação.
O que fazer para evitar inadimplências
Ao fazer um acordo não conte com dinheiro incerto que pode ou não entrar. Possua sempre um plano B. O mais importante é manter os prazos de pagamento até o final.
Seu nome deve ser removido da lista padrão no prazo de cinco dias após a realização ou pagamento da primeira parcela do seu cronograma de dívidas.
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento?
Isso garante que você não terá mais dívidas negativas em seu nome. Em seguida faça um planejamento financeiro. Equilibre suas receitas e despesas mensais. Prepare uma planilha de receitas e despesas e envolva toda a família nesse controle e no esforço de poupança.
Por fim reflita bem antes de aceitar uma nova dívida. Considere se você realmente precisa comprar e se é absolutamente necessário Vamos relembrar a experiência e aprender com ela. Tente fazer algo diferente a partir daí, poupando para comprar à vista ou em um plano para não errar novamente.
Gostou do conteúdo sobre finanças? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Então veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.