Mais de 43 dias depois da greve dos peritos médicos e os trabalhadores seguem esperando pelo exame médico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). É estimado que mais de um milhão de pessoas estão esperando pelo benefício em maio.
Greve dos peritos médicos do INSS
Depois de 43 dias da greve dos peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os segurados continuam esperando pelos exames da perícia para então ter direito ao benefício que exigem o laudo como por exemplo o auxílio-doença.
Leia em seguida: Cartão consignado libera para aposentados compras e crédito
E agora?
Estão sendo remarcados para o inicio de 2023 essas consultas porém os cidadãos continuam precisando do dinheiro e ficam sem qualquer rendimento mensal até que essa consulta seja finalizada.
O INSS diz que cerca de 1.094.210 trabalhadores estavam aguardando pela consulta somente no mês de maio.
Mas e os prazos?
O prazo que está no acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e o INSS no Supremo Tribunal Federal (STF) é de 30 a 90 dias para que a concessão do benefício previdenciário. Vale lembrar que os incapacitados tem um limite de até no máximo 45 dias.
Leia em seguida: Você trabalhou entre 1971 e 1988 ? Então, tem saque extra para receber
Mas o que fazer?
No caso do segurado não ter o pedido analisado e liberado dentro desse prazo legal o cidadão tem o direito de requerer uma análise pela Centrar Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos. E se em até 10 dias o pedido ainda não for feito a pessoa pode então impetrar um mandado de segurança, através de uma liminar.
Com essa ação, o Judiciário poderá até mesmo estabelecer uma multa pelo descumprimento dos prazos. Além disso, o segurado pode fazer uma reclamação à Ouvidoria do INSS por telefone (135) ou através do site ou aplicativo Meu INSS.
Essa remarcação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou pela central de atendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Agora que você tem todas essas informações sobre como agir em relação a essa situação lamentável que as pessoas estão passando desde maio por conta desses exames atrasados por conta da greve dos peritos médicos do INSS não perca as notícias e fique de olho aqui no Blog do João Financeira! Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre salário mínimo de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!