Atenção: Fator Previdenciário afeta aposentadoria?
O Fator Previdenciario é um índice aplicado no cálculo da aposentadoria que reduz o valor concedido no benefício.
Leia mais: 10 milhões de pessoas possuem DINHEIRO para SACAR!
Apesar de a Reforma da Previdência ter excluído o fator previdenciário dos cálculos para a aposentadoria no ano de 2019, ainda tem alguns beneficiários que dependem desse fator para definir quanto vão receber.
Quem o fator previdenciário prejudica
Quem cumpriu com os requisitos exigidos na aposentadoria antes da Reforma da Previdência entrar em vigor (antes de 13/11/2019) terá o benefício calculado conforme os antigos moldes.
Os mais afetados são os que estão na faixa dos 50 anos e irão solicitar a aposentadoria na regra de transição por pedágio de 50%, em que também será aplicado o fator previdenciário.
A regra de transição por pedágio de 50% vale apenas para quem estava com menos de 2 anos de se aposentar quando a Reforma começou a valer.
Ou seja, se no referido período ainda faltava um tempo superior a 2 anos, a regra não se aplica. Então, há a possibilidade de solicitar a aposentadoria sem idade mínima.
Leia mais: INPC traz nova marca para o salário mínimo de 2022!
Mas, a regra exige que o segurado contribua mais com a metade do tempo de contribuição que faltava para se aposentar (50% a mais).
Esse fator previdenciário seria, de certa forma, um estímulo para as pessoas esperarem mais para se aposentar.
Sendo assim, teria mais pessoas no mercado de trabalho por mais tempo, visto que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou e sempre que o IBGE divulga esse índice, há uma revisão no fator previdenciário.
De qualquer modo, é preciso analisar qual a melhor forma de aposentadoria para não perder nenhum valor devido as regras de transição.
Leia mais: Regras prova de vida 2022
Se você gostou das informações sobre fator previdenciário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: