O consignado do INSS vai ser liberado a distância com uso de biometria. Assim, os Bancos deverão adaptar as ferramentas para conceder empréstimo consignado do INSS sem os segurados precisarem ir a uma agência.
É importante deixar claro que o empréstimo consignado do INSS passa por frequentes mudanças. E agora ele vai poder ser liberado somente pela biometria. O INSS prepara IN com nova regulamentação da medida, que no momento já está em fase de preparação nos bancos.
Entenda mais informações sobre como conseguir o empréstimo do INSS de maneira mais fácil agora em 2023 no artigo em seguida!
Quais foram as mudança no empréstimo consignado do INSS?
O Principal ponto é permitir a contratação da modalidade do empréstimo consignado à distância, sem que o segurado precise locomover-se até uma agência bancária física. De acordo com especialistas, a biometria pode oferecer contratações mais seguras e assim diminuir as fraudes.
Por conta do atraso, o INSS deve publicar, ainda em fevereiro, a IN com orientação para que os bancos e instituições financeiras adotem o procedimento. Segundo o órgão, a implantação é obrigatória e quem não se adequara deve ser descredenciada., Ou seja, vai deixar de poder oferecer a modalidade de empréstimo consignado.
Leia em seguida: 3 Pagamentos do INSS que você pode receber em Fevereiro, consulte!
Confira as últimas novidades!
A Federação Brasileira de Bancos está afirmando que aguarda as regras do governo federal para fazer a adequação. “Os bancos ainda aguardam o detalhamento por parte do INSS sobre a adequação”, diz uma nota oficial.
Por meio de uma reportagem, fontes ligadas ao setor, já afirmaram que a medida no momento está em fase de testes. Entretanto, é de difícil implantação, pois envolve um desenvolvimento de tecnologia e cruzamento de dados com o governo.
Vale lembrar que a tecnologia de reconhecimento facial foi desenvolvida pelo próprio Serviço Federal de Reconhecimento de Dados (Serpro), uma empresa do governo que atua de maneira exclusiva na área de tecnologia da informação.
Leia em seguida: Tabela INSS 2023: Veja quem recebe antes do carnaval!
Como deve funcionar essa nova ferramenta do INSS?
A biometria vai ser utilizada antes de mais nada nos contratos de empréstimo consignado como se fosse a assinatura do beneficiário. Além do reconhecimento biométrico, o segurado também deve apresentar a documentação de identificação com uma foto e fazer a contratação.
Nesse ínterim, a pessoa vai poder adquirir os valores da sua própria casa. Essa vai ser a única forma de contratação à distância. Segundo as normas do INSS, não vai ser aceita autorização por ligação telefônica nem por gravação de voz do segurado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!