Mais de 5 milhões de solicitações de benefícios do INSS estão acumuladas. Essa quantidade de pessoas, esperam a concessão ou a revisão do benefício do instituto, seja no âmbito administrativo ou no judicial.
Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça, anunciou relatório que apresenta até o mês de janeiro um painel dos maiores litigantes dos Judiciários no Brasil.
O INSS aparece como campeão de processos, com 3.269.270 casos pendentes. Além disso, a fila do INSS conta com 1,8 milhão de segurados à espera de atendimento nas agências.
Os números compõem um total de 5 milhões de segurados e de aposentados com alguma pendência previdenciária.
Fila do INSS
Desde o ano de 2003, o CNJ divulga os números de processos em todo o Brasil, inclusive o dos maiores litigantes. Desde o princípio, o INSS costuma figurar em disparada como principal cliente do judiciário. Na primeira edição, por exemplo, ele já era o maior litigante, com 2.136.386 de demandas.
Leia em seguida: Urgente: Governo Anuncia Reajuste Para Todos; Veja A Novidade
No intervalo de 20 anos, aumento em 1 milhão os casos na média anual de espera, saindo de 2 milhões por ano para 3 milhões de demandas pendentes à análise do juiz.
Há muito tempo o INSS não está sendo capaz de cumprir com a obrigação de entregar os benefícios no prazo correto.
O trabalhador muitas vezes sofre uma dupla espera, na qual ele precisa esperar pelo atendimento nas agências para solicitar o requerimento administrativo e posteriormente se houve necessidade acionar o Judiciário.
Fraudes no INSS
Fraudes no INSS já afetaram ao menos 22 mil beneficiários, prejuízo é de R$1 bilhão aos cofres públicos. Criminosos voltam a ativa de forma indevida dando vida a benefícios que já haviam sido cessados e recebem os valores dos beneficiários.
A principal causa, de acordo com especialistas e servidores, é a falta de segurança digital nos sistemas do INSS.
Leia em seguida: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: Como Parar De Pagar Sem Consequências – Descubra Agora!
Entre os meses de janeiro e agosto de 2022, mais de 22 mil benefícios do INSS que estavam desativados foram reativados de maneira indevida por criminosos. As fraudes no sistema do INSS, custaram cerca de R$1 bilhão aos cofres públicos.
Reativar um benefício indevidamente, significa que ele já deixou de ser pago por alguma razão e volta a ser pago, mas não para o beneficiário, e sim para os criminosos. Eles conseguem êxito nessa fraude devido ao golpe dos dados no sistema do INSS.
Leia em seguida: Gastos Com PETS Podem Ser Deduzidos No Imposto De Renda? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!