Se tratando do INSS, os aposentados, pensionistas e beneficiários contam com várias formas para trazer mais conforto em sua vida, dentre elas, o aumento de 25% na aposentadoria. Este, por sinal, foi criado para garantir uma ajuda financeira ao aposentado para pagar cuidadores. Quer entender melhor? A gente te explica! Leia até o final.
Leia em seguida: Vitória: Aposentados podem sacar AUMENTO no valor do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO; Descubra quanto
Como funcionam essas porcentagens
A porcentagem extra serviria para pagar um cuidador para o beneficiário. E com o benefício, aqueles que recebiam o teto do INSS de R$ 7. 087,22, passariam a receber até R$ 8. 859,02, rasgando o teto nacional.
Visando trazer mais conforto aos seus beneficiários aposentados por invalidez, o INSS oferece o aumento de 25% do auxílio/aposentadoria já recebido para seus beneficiários que se encaixem nas exigências. Para que estes possam pagar por cuidadores, já que necessitam da ajuda de terceiros para viver.
Leia em seguida: Surpresa: Caixa Econômica aumenta liberação de FGTS em janeiro; Confira a lista
Quem tem direito?
O instituto entende como necessitantes do auxílio adicional de 25% INSS, pessoas que precisem de ajuda para realizar atividades sozinhos, bem como, alimentação, tomar banho, se locomover, se medicar, que não se levantam sozinhas e/ou com dificuldade, etc.
Ainda, pessoas que se encaixem nesses requisitos:
- Cegueira total.
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos.
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores.
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível.
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível.
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social.
- Doença que exija permanência contínua no leito.
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Leia em seguida: INSS se pronuncia sobre 14º salário em 2023; veja o que foi dito
ATENÇÃO!!
Em caso de outras condições de saúde que também necessitem de assistência de cuidadores, será necessário iniciar uma ação judicial. Primeiramente, tenha um advogado especialista neste tipo de caso e, consecutivamente, entre com uma ação que possa te auxiliar a receber seus benefícios. À primeira vista parece um desafio intransponível, mas com a orientação correta você consegue chegar lá.
Por sua vez, algumas incapacidades mentais também podam se beneficiar do acréscimo. Mais uma vez, será necessário entrar com uma ação judicial nestes casos. Ou seja, não tenha medo de utilizar como argumento laudos médicos, bem como, atestados e exames médicos poderá beneficiar a aprovação do seu caso.
Leia em seguida: Boa notícia: Crédito liberado para aposentados no INSS; Saiba como funciona
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!