A idade mínima para conseguir a aposentadoria do INSS foi atualizada. Vale destacar que, a idade mínima é alterado anualmente desde a Reforma da Previdência do ano de 2019. Isso porque, a reforma aumentou os requisitos de idade e tempo de contribuição das modalidades, entretanto, criou regras de transição, que fazem com que a mudança seja feita de maneira gradual.
Leia em seguida: Notícia quente: Pagamento extra de R$ 4500 será concedido a aposentados; Saiba como receber
Muitas pessoas não sabem, mas as regras de transição amenizam o impacto da Reforma nos contribuintes que estavam perto de se aposentar. Mas, podem também confundir os trabalhadores. Por isso, atente-se às novas exigências para saber qual modalidade é mais vantajosa para cada caso.
Entenda mais informações sobre as mudanças na idade mínima para aposentadoria do INSS no artigo em seguida!
Leia em seguida: Atenção: Aposentados não precisam declarar imposto de renda?; Veja como funciona
Qual é a idade mínima para se aposentar pelo INSS?
Nessa modalidade o exigido é o mínimo de 15 anos de contribuição ao INSS, no caso dos homens e mulheres. Entretanto, os homens que querem se aposentar com a regra idade devem ter, pelo menos, 65 anos. Enquanto isso, no caso das mulheres, a idade mínima é de 62 anos.
Leia em seguida: Nubank faz alerta geral para clientes que têm dinheiro no banco; Veja aqui o que pode acontecer
Quais são as regras de aposentadoria por tempo de contribuição?
Vale destacar que os homens que escolherem por esta regra devem comprovar ter no mínimo 35 anos de contribuição à Previdência Social e ter a idade mínima de 63 anos. Enquanto isso, as mulheres é exigido um tempo de contribuição de 30 anos e a idade mínima de 58 anos.
Leia em seguida: Novidade: Saiba como conseguir aposentadoria com contribuição única
Como fica a aposentadoria por pontuação?
A regra concede a aposentadoria a partir da conta que soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador brasileiros. Portanto, em 2023 os homens devem ter contribuído pelo menos 35 anos que, somados à sua idade, resultem em 100 pontos.
Já no caso das mulheres, elas precisam ter o tempo de contribuição de 30 anos e atingir a meta de 90 pontos depois da soma do tempo como contribuinte com a idade.
Gostou do nosso conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!