Você sabia que, segundo dados do Governo, há cerca de R$ 8 bilhões em contas bancárias esquecidos? Isso mesmo! É um dinheiro que está parado e pertence a pessoas que simplesmente esqueceram que tinham uma reserva na conta bancária!
A segunda fase de consulta e pagamento de valores a receber esquecidos em instituições financeiras deveria ocorrer em 2 de maio, porém, essa consulta aos valores a receber foi suspensa por motivo de uma greve nos setores municipais. Entenda como saber se você tem uma graninha para resgatar e quais as medidas necessárias para garantir esse reembolso. Leia a matéria até o final.
Leia em seguida: É possível pedir revisão da vida toda pelo site do INSS; Veja como
O que é?
O SVR ou Sistema de Valores a Receber é um serviço do Banco Central do Brasil em que o usuário consulta a existência de algum dinheiro esquecido ou inesperado em seu nome em alguma instituição financeira e resgata esse valor. Qualquer pessoa física ou jurídica pode acessar o serviço e se inteirar da sua situação dentro do banco. Desde 17 de abril de 2022 o SVR passa por diversas atualizações e vem sendo aprimorado para que todas as pessoas sejam restituídas de maneira justa, segundo informações do governo federal.
Leia em seguida: Aposentados do INSS vão receber três parcelas de R$1500? Confira as regras e quem pode receber
Quais informações podem ser verificadas dentro do SRV?
– Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
– Contas de registro de sociedades corretoras de títulos, de valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes que foram encerradas com saldo disponível;
– Outras situações que possuam valores a devolver reconhecidas pelas instituições.
Leia em seguida: Notícia quente: Veja quando será liberada a consulta dos valores a receber do Banco Central
Como acessar
Para acessar o Serviço de Valores a Receber é necessário criar uma conta Gov.br nível ouro ou prata de segurança. Porém, o sistema está temporariamente indisponível para aprimoramento e inclusão de novos valores, o que deve fazer com que esta consulta venha a ser um pouco mais demorada. Em breve, o Banco do Brasil divulgará uma data de reabertura do serviço e instruções do que será feito com os valores de pessoas falecidas.
Como acessar o serviço:
– A consulta dos valores a receber é feita exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br. Porém, a conta é criada no Gov.br/.É gratuita e feita pela internet.
– Leia e aceite o termo de responsabilidade para poder dar continuidade ao processo de solicitação;
– Selecione a forma que desejar receber o dinheiro esquecido. Via “pix”, em até 12 dias úteis, ou via “instituição”. Será necessário informal e-mail e telefone de segurança.
Leia em seguida: Saiu agora: INSS fechou folha de pagamento de aposentadorias; Confira novos valores
Cuide com os golpes!
O Gov/br, listou medidas para que o usuário fique mais seguro e não caia em golpes:
“- O sistema não está disponível no momento.
– O Banco Central NÃO envia links, NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
– NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
– Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
– NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!”
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!