O conceito de Finanças pessoais abrange qualquer atividade que envolva dinheiro e decisões financeiras de um individuo ou família.
As Finanças pessoais tem como principal finalidade o planejamento de gastos, orçamentos domésticos, uso de crédito, planejamento de aposentadoria entre outras quais quer questão com dinheiro.
Qual a importância das finanças pessoais?
Durante toda a história do Brasil, os brasileiros tem um cenário precário de educação financeira. Uma população que faz um uso muito equivocado do dinheiro, com descontrole sobre os gastos logo tendo uma forte tendência ao consumo imediatista e com a falta de preocupação com a cultura do investimentos.
Em uma pesquisa famosa do SPC Brasil, apontasse que quase metade dos brasileiros (em torno de 48%) não se preocupam em controlar o próprio orçamento. Ou seja ,grande parte da população confia somente em sua memória para controlar os gastos.
Além do que foi dito, o Brasil tem mais de 60 milhões de endividados, de acordo com um levantamento do Serasa divulgado na Agência Brasil.
Contudo ainda há esperança. Nos últimos anos o povo brasileiro vem sendo cada vez mais incentivado a entender gestão financeira pessoal. Como por exemplo a entrada da disciplina nas escolas públicas, ação essa já tomada a muitos anos atrás em países de primeiro mundo.
Dicas para cuidar bem das finanças pessoais
1.Controle seus gastos e gastos
Primeiramente é preciso entender o conceito de finanças pessoais no seu dia a dia e ter um método para controlar gastos e ganhos.
Esse é o inicio para cuidar do seu dinheiro, pois você precisa ter completa noção das suas movimentações financeiras para então fazer um orçamento.
Você pode usar planilhas ou até mesmo papel e caneta para anotar tudo, o importante é criar o habito de se planejar financeiramente!
2. Crie seu orçamento
Logo após ter essa noção clara sobre suas despesas, você já consegue fazer um orçamento pessoal, que é uma estimativa de ganhos e gastos. O objetivo é distribuir sua renda mensal de maneira que cubra suas despesas essências em primeiro lugar como por exemplo:
- Aluguel
- Contas
- Plano de Saúde
- Internet
- Mercado
- Celular
Com esse controle é possível então, ter uma folguinha para despesas com lazer e ainda conseguir investir uma porcentagem.
3.Evite dividas
Dividas geram uma bola de neve de contas, elas devem ser sua prioridade na organização das suas finanças pessoais. Já que quando endividado a pessoa vai sofrendo com os juros compostos, como por exemplo:
O melhor jeito de se livrar de dividas é o planejamento e procurar formas de negociar com seus credores.
4. Comece a investir
Por isso investir é uma forma muito boa de multiplicar seu patrimônio e fazer os juros trabalharem para você, diferente do caso anterior!
Logo começar a investir e estudar o mercado financeiro vai ajudar muito com suas finanças pessoais. Existem varias formas de investimentos e cada uma se encaixa em um estilo de vida. O seu dinheiro vai agradecer no futuro os seus investimentos de hoje.
Se gostou das dicas:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!