O calendário da restituição do Imposto de Renda 2023 foi divulgado. Porém, vale lembrar que a temporada de declaração do tributo este ano vai até dia 31 de maio.
No entanto, a Receita Federal anunciou duas novidades para a restituição. A primeira é que o pagamento pode ser via PIX. Mas, além disso, os contribuintes que enviarem a declaração no modelo pré-preenchido e/ou informarem o Pix para receberem os valores vão estar no grupo de prioridades no pagamento.
Confira, a seguir, o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023. Boa leitura.
Quem tem direito a restituição do Imposto de Renda 2023
Os contribuintes que tiverem muitos custos dedutíveis durante o ano-base de cálculo do imposto de renda, terão parte do valor restituído. Mas isso também vale para os trabalhadores que tiveram seu imposto retido na fonte e a contribuição foi superior à esperada.
Leia mais: Aposentados terão salário reajustado para R$1380? Entenda a proposta
Onde consultar?
Para consultar se a sua declaração tem direito à restituição do Imposto de Renda 2023, basta acessar a página da Receita Federal. Portanto, no menu “Meu Imposto de Renda”, selecione a opção “Consultar a Restituição”. Todavia, nesta página é possível seguir todos os passos e verificar se há valor disponível.
Entretanto, os contribuintes ainda podem verificar a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral pelo aplicativo da Receita. Afinal, no sistema ainda é possível retificar pendências da declaração e corrigir informações erradas ou incompletas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando será pago a restituição?
Os pagamentos da restituição do IR 2023 foram divididos em cinco lotes. Mas eles serão depositados entre 31 de maio e 29 de setembro. Todavia, o calendário não inclui os lotes residuais, que englobam as declarações que caíram na malha fina. Portanto, confira as datas atualizadas, a seguir;
Leia mais: ABONO NATALINO: Lula anuncia calendário de pagamento para aposentados – Confira!
- 1º lote: 31/05;
- 2º lote: 30/06;
- 3º lote: 30/07;
- 4º lote: 31/08;
- 5º lote: 29/09.
Quem recebe primeiro o valor?
O pagamento segue uma ordem de prioridade, dentro dela entra:
- Idosos;
- pessoas com alguma deficiência física;
- mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério receberão a restituição antes.
Leia mais: Bolsa Família: Novo pente-fino pode suspender benefícios; Confira se você está na lista!
Todavia, quanto antes a declaração for enviada, mais cedo o contribuinte receberá os valores de restituição do Imposto de Renda 2023 da Receita Federal.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!