O adicional aposentadoria por invalidez é um benefício conhecido por poucos. Mas aqueles que têm um benefício por alguma incapacidade podem ter a oportunidade de receber um acréscimo de 25% sobre o valor do salário. Essa é uma ampliação significativa que pode ser um alívio financeiro para os segurados.
A aposentadoria por invalidez é para os contribuintes do INSS que, por alguma enfermidade, tornam-se irreversivelmente incapazes de exercer suas atividades laborais. Portanto, o benefício é atribuído quando o segurado se vê impossibilitado de ser readaptado para uma nova função.
Este valor a mais aposentadoria, assim, pode ser um alicerce financeiro crucial. Afinal, o adicional aposentadoria invalidez auxilia no equilíbrio das finanças pessoais de quem se encontra nesta situação de vulnerabilidade. Veja mais detalhes.
Como funciona o acréscimo de 25%?

Você estava ciente de que pode ter direito a um adicional aposentadoria por invalidez de 25% sobre o valor do seu benefício? Afinal, é um representa um quarto do valor do seu salário mensal, um acréscimo significativo ao seu provento de aposentadoria.
O complemento de 25% solicita-se quando o beneficiário necessita do auxílio contínuo de um terceiro, como um cuidador, para executar tarefas cotidianas. Por exemplo, alimentar-se, tomar banho, locomover-se, dentre outras.
Leia mais: ACABA DE SAIR: Existe Possibilidade do 14º Salário para Aposentados em 2023? Confira a Verdade!
O INSS reconhece diversas situações que podem conceder o recebimento do adicional aposentadoria por invalidez de 25%. Entre elas estão:
- Cegueira completa;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Paralisia de ambos os membros superiores ou inferiores;
- Amputação dos membros inferiores, acima dos pés, quando impraticável a protetização;
- Amputação de uma das mãos e de ambos os pés, ainda que a protetização seja viável;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a protetização for inviável;
- Alterações mentais significativas que acarretem graves perturbações orgânicas e sociais;
- Enfermidades que requeiram repouso absoluto;
- Incapacidade definitiva para as atividades habituais do dia a dia.
Caso você possua uma condição distinta que demande assistência permanente, o direito do acréscimo é seu. Contudo, mesmo que a maioria das condições listadas trate de incapacidades físicas e motoras, há também as psíquicas que asseguram o direito ao incremento de 25%.
As situações mencionadas são continuamente aceitas pelo INSS sem contestações. No entanto, em determinadas circunstâncias, o requerente deve ser submetido a uma perícia médica junto ao Instituto. Portanto, no ato do pedido, anexe os documentos comprobatórios, como exames e atestados médicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS de Última Hora pelo WhatsApp
Como pedir o adicional aposentadoria por invalidez?
Se a sua situação se enquadra em uma das mencionadas acima, não há necessidade de ações adicionais para realizar a solicitação. Afinal, o benefício com os 25% de acréscimo concede-se automaticamente.
Leia mais: IMPACTANTE: Corte no Benefício do INSS: Entenda Como Aposentados Serão Afetados! – Consulte Aqui
Contudo, se houver o agravamento na sua condição ao longo do tempo, precisando da assistência contínua de outra pessoa após a obtenção do seu benefício, deve-se fazer um requerimento junto ao INSS. Portanto, acesse o portal do Meu INSS e realize seu login. Dentro da plataforma, insira “25” na ferramenta de busca e aparecerá a opção “Solicitação de Acréscimo de 25%”.
A plataforma pode solicitar a atualização de seus dados. Sendo assim, verifique atentamente e certifique-se de que todas as informações estão precisas. Depois, responda algumas questões com ‘sim’ ou ‘não’, de acordo com a sua situação específica.
Haverá, inclusive, uma alternativa para anexar seus documentos. Assim, anexe todos os exames e laudos médicos que evidenciem a sua necessidade de assistência contínua de terceiros.
Leia Mais: Governo ANUNCIA novas regras para o SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS – Veja como vai funcionar
Prossiga conforme as instruções da plataforma até concluir a solicitação do adicional de 25%. Depois, é somente aguardar a resposta do INSS.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!