A escalada da fome no Brasil já afeta mais de um milhão de menores de idade no país, com médicos relatando recorde em pacientes desnutridos.
O número de casos de menores desnutridos em 2022 atingiu números altos muito rápido, saltando no último semestre do ano. Quer saber mais e como combater essa situação? Continue lendo!
Os números da Fome no Brasil
Até o mês de setembro de 2022, registraram-se mais de 977 mil diagnósticos de desnutrição de acordo com os dados do Sisab (Sistema de Informações da Saúde Atenção Básica) do Ministério da saúde.
No mês de agosto, unidades de atendimento em todo o país reportaram mais de 136 mil casos envolvendo pacientes de até 17 anos com desnutrição.
Obviamente existem diversos fatores para o cálculo dos números mas, para quesito decomparação, no ano de 2015 o número registrado no mês de agosto era de 27 mil casos, mais de 100.000 casos a menos, mais de 100.000 crianças que não estavam passando fome.
Leia mais: É possível receber salário do INSS sem nunca ter contribuído?
Vale lembrar também que os dados não envolvem atendimentos com especialistas, emergências ou na rede privada. Dessa forma, os números reais são ainda maiores.
Apesar do número de casos, o Ministério da Saúde prevê um orçamento ínfimo para a pasta de ”Segurança alimentar e nutricional”, sendo de apenas R$ 25.576.805, menos da metade dos R$ 66 milhões este ano orçados neste ano.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que diz o ministério da Saúde sobre a fome das crianças no Brasil
O Ministério da Saúde informou, em nota, que acompanha de perto a situação, mas que já repassou visando ”apoiar e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional infantil” mais de 345 milhões de reais nos últimos anos.
O dinheiro teria então sido usado para financiar ações que fortaleçam e eduquem as crianças quanto às importâncias da alimentação, especialmente nesta etapa da vida.
Leia mais: Como usar a calculadora do INSS para simular sua aposentadoria
Existe também um programa de suplementação com micronutrientes, visando assim combater doenças como anemia e deficiência de vitamina A, que é o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, ambos com o objetivo de suplementar e controlar a carência de determinados micronutrientes em crianças e na fase da gestação.
É sabido então que a desnutrição impede o desenvolvimento infantil de maneira irreversível e os casos de desnutrição hoje já são rotina dos atendimentos, especialmente devido à escalada da fome em nosso país.
Leia mais: Novo lote do 13º salário do INSS começa a ser pago na próxima semana; Veja quem recebe
Mas veja também algumas das promessas de Lula para 2023, como o aumento do salário mínimo e o combate à fome, que assola nosso país.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Como está a situação do 14º salário do INSS?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!